Notícias

Chefe de delegação paraibana nos Jogos da Juventude elogia desempenho de atletas

publicado: 24/09/2016 00h05, última modificação: 24/09/2016 09h09
Jogos.jpg

Nesta edição dos Jogos Escolares, a Paraíba já conquistou medalhas no judô, luta olímpica e atletismo - Foto: Evandro Pereira

tags: Jogos Escolares da Juventude 2016 , Governo da Paraíba


Marcos Lima

As disputas das modalidades individuais nos Jogos Escolares da Juventude 2016, que ocorrem em João Pessoa, se encerraram ontem. Na próxima segunda-feira, terão início as competições coletivas (basquete, futsal, handebol e voleibol). Até o fechamento desta edição, a Paraíba havia subido seis vezes ao pódio, conquistando medalhas nas modalidades de judô, atletismo e luta olímpica, resultado este considerado positivo pelo chefe da delegação do Estado.

“O público contabiliza muito o número de medalhas conquistadas, no entanto, o desempenho dos nossos atletas foi extraordinário nas modalidades individuais. Além das medalhas ganhas, tivemos muitos destaques, com muitos paraibanos chegando em finais e ficando nas quartas colocações”, disse Zé Hugo, chefe da delegação paraibana nos Jogos Escolares da Juventude.

De acordo com Zé Hugo, mesmo que a Paraíba não ultrapasse o número de medalhas conquistadas no ano passado (12 medalhas, sendo 8 nas modalidades individuais e outras 4 nas modalidades coletivas), os atletas do Estado já demonstraram que o trabalho esportivo realizado pelo Governo do Estado, junto às unidades educacionais, tem surtido efeito e que a política voltada para o desporto estadual tem dado resultados.

“Acreditamos até que vamos ganhar outras medalhas, afinal, somos fortes também nas modalidades coletivas. Estamos esperançosos em pódios no futsal masculino e handebol masculino, mesmo sabendo que em outras modalidades também temos chances de medalhas”, disse Zé Hugo.

Os alunos-atletas, representantes da Paraíba na competição, foram selecionados durante os Jogos Escolares 2016, promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Esporte e Educação, nas 14 regionais de ensino. Foram feitas eliminatórias e as vagas foram garantidas durante a etapa estadual, que ocorreu, consecutivamente, nas cidades de Patos e João Pessoa.

Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do País, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. O objetivo principal do evento é contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento. A capital paraibana também receberá a etapa de 15 a 17 anos, entre 10 e 19 de novembro.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude conta com a participação de estudantes de 25 estados, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã. Uma delegação da Argentina também disputa os Jogos com uma equipe de atletismo composta por 12 atletas. Ao todo, mais de 5.300 pessoas estão envolvidas no evento, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários e organizadores.