A chama da competição multi-esportiva finalmente se acende com força hoje, dia em que serão disputadas as primeiras provas e entregues as primeiras medalhas dos Jogos da Juventude 2025. A expectativa é grande para que atletas paraibanos possam subir ao pódio, honrando o trabalho de preparação e reforçando a presença do estado no cenário esportivo nacional. A modalidade que inaugura o quadro de medalhas é o ciclismo, por meio das provas de Potência Máxima, às 9h, no masculino, e, às 10h, no feminino, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
O conjunto paraibano para esse esporte é comandado pela técnica Ana Cláudia Barros, e tem os estudantes--atletas Miriam do Nascimento, Renan Uriel, Gabriel Afonso e Cláudia Rosa. A delegação da Paraíba contará com 209 pessoas, sendo 173 atletas, 28 técnicos e 8 dirigentes. Ao todo, 67 atletas desse grupo participarão das disputas do primeiro bloco.
A Cerimônia de Abertura, o pontapé oficial do evento, acontece a partir das 18h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, com a pira sendo acendida entre dois pontos emblemáticos de Brasília: o Museu Nacional e a Catedral Metropolitana.
Já a partir do apito inicial serão 33 instalações esportivas — 13 instalações simultâneas — e 16 locais de competição. Todas as modalidades, assim como a Cerimônia de Abertura, serão contempladas no Youtube Time Brasil, canal do Comitê Olímpico do Brasil, com transmissões ao vivo ou flashes na programação; terão transmissão ao vivo no TikTok do Time, além de ter conteúdo nas redes sociais dos Jogos da Juventude Brasília 2025 e Time Brasil. No Centro de Convivência, coração dos Jogos, várias atividades estarão disponíveis para os atletas, além das disputas. Memorabília Olímpica, experimentação esportiva (de escalada e rúgbi), apresentações teatrais, Programa Transforma, entre outros. Esta edição conta com recorde de atletas inscritos, sendo 4.700 esportistas, com destaque para a maioria feminina. São 2.369 atletas mulheres e 2.231 homens; além de 837 treinadores presentes.
A programação inclui disputas em 20 modalidades esportivas e é dividida em três blocos. O primeiro, que se inicia hoje e vai até o próximo domingo (14), terá provas de atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, natação, tiro com arco e tênis de mesa; o segundo, de 15 a 20 de setembro, reúne as modalidades de águas abertas, triatlo, luta olímpica, remo indoor/virtual, basquete, futsal e vôlei de praia; o terceiro e último, de 21 a 25, reúne badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de setembro de 2025.