Cidade do Conde sedia final do Campeonato Brasileiro de Kart

publicado: 16/07/2016 00h05, última modificação: 16/07/2016 08h26
kart.jpg

A decisão será realizada no recém-inagurado Kartódromo Internacional Paladino, situado na cidade do Conde, Litoral Sul do Estado - Foto: Site/Circuito Internacional Paladino

tags: Campeonato Brasileiro de Kart

Adrizzia Silva - Especial para A União

O Kartódromo Internacional Paladino, situado na cidade do Conde, Litoral Sul do Estado, vai proporcionar hoje aos desportistas a grande final da primeira fase do 51º Campeonato Brasileiro de Kart. Cerca de 10 mil pessoas são aguardadas para prestigiar o espetáculo. As competições iniciaram na última terça-feira e reuniram mais de 150 pilotos divididos em sete categorias. Todos os boxes estão cheios e dezenas de estruturas extras foram montadas no estacionamento do kartódromo onde trabalham os mecânicos e técnicos.

O campeonato se divide em duas etapas com diferentes categorias e programação similar. Essa primeira semana foi dedicada às categorias Mirim (6 a 8 anos), Cadete (8 a 11 anos), Júnior Menor (11 e 12 anos), Júnior (13 a 15 anos), Sudam (15 anos ou mais), F4 Graduados (13 anos ou mais – Motores 4 tempos) e F4 Sênior (25 anos ou mais – Motores 4 tempos).

Para todas as categorias, as finais começam a partir das 7h30 com a cerimônia de abertura, e a premiação aos vencedores acontecerá às 14h30. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (estudante) para a nova arquibancada ao lado do parque fechado e R$ 30 e R$ 15 para o terraço panorâmico (área vip com acesso ao restaurante, lanchonete e food trucks).

A partir da próxima terça-feira, até o sábado (23), acontece no mesmo kartódromo, a 2ª etapa com as classes Novato (Pilotos que começam no kart com 14 anos ou mais), Graduado (Promovidos da Júnior ou Novato), Sênior “B” (Pilotos que começam no kart com 25 anos ou mais), Sênior “A” (Promovidos da Sênior “B”), Super Sênior (Pilotos com 40 anos ou mais) e Shifter (Karts com Marcha – Aberta a pilotos com 14 anos ou mais). Assim como na primeira fase, as terças e quartas são dedicadas a duas baterias de treinos oficiais.

O evento, que conta com participantes de todos os estados do País, acontece anualmente e é realizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Kartódromo Paladino

A Paraíba tem a sua marca na história do kartismo no Brasil, mas estava há pelo menos oito anos sem uma pista para treinamentos e competições locais, regionais e nacionais. O Circuito Paladino trouxe de volta ao Estado o contato direto com a velocidade, com aparato completo para eventos internacionais.

Inaugurado há cerca de 70 dias, o Kartódromo Paladino foi concebido sob os mais rigorosos padrões de segurança e infraestrutura do esporte e, exatamente por isso, tem sido considerado por muitos como o maior kartódromo das Américas.

São dez hectares de área total, 1.280 metros de pista com nove metros de largura, dois vestuários completos, 40 boxes, restaurante, salas de jogos, espaço kids, sala de conferência, 12.800 metros quadrados de estacionamento, quatro baterias de banheiro e 3.150 metros quadrados de parque fechado.