A Arena Beach Games, montada em frente ao Busto de Tamandaré, na orla pessoense, recebe, a partir de hoje, a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Handebol de Praia, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Até domingo (3), o evento, que faz parte do Paraíba Beach Games, receberá times de diversas partes do Brasil, os quais se juntarão às equipes locais para competir nas categorias Juvenil e Adulto.
O pontapé inicial será dado logo mais, com a disputa do Juvenil. No naipe feminino, participam Campinas 360° e IFPI, que fazem a primeira partida logo mais, às 8h, além de Apcef/CT Rossana Marques, RNHC/FNH e Idec.
A primeira partida do masculino começará às 8h40, com Campinas 360° e IFPI em quadra; Grêmio Parahyba, Feras de Jacaraú, RNHC/FNH , Grêmio Vila e Idec também estarão na disputa. As finais, que definirão os times campeões juvenis da etapa, serão realizadas amanhã: a masculina acontece às 17h20, e a feminina, às 18h.
A noite da sexta-feira também reserva o início da competição na categoria Adulto. Às 19h, as equipes femininas de Rio Handbeach e Real Handbeach, se enfrentam. Apcef/CT Rossana Marques, Feras de Jacaraú, Idec, IFPI, BUD’S Handbeach, América/HFT e Cepraea também estão garantidos na competição.
Já o masculino contará com Campinas 360°, Geraldão/IPC/Sport, IFPI, Shiro Saigo, Idec, Feras de Jacaraú, Grêmio Vila Parahyba e Apcef/Lanali/Cascavel; o primeiro jogo será protagonizado por Campinas 360° e Geraldão, às 19h40. De acordo com o cronograma da competição, as finais acontecem no domingo, às 12h40 (feminina) e às 13h20 (masculina).
CT Rossana
Uma das equipes representantes da Paraíba, a do CT Rossana Marques, é a atual campeã brasileira juvenil e vai para a disputa em João Pessoa com o objetivo de buscar pontoação suficiente para ir à terceira e última etapa, que será realizada em Maricá, no Rio de Janeiro, em dezembro. A primeira etapa, realizada há poucos dias (19 a 22 de outubro), em Cascavel, no Paraná, não contou com o time paraibano, já que este priorizou a participação em casa e em solo carioca.
"A gente quer brigar pelo pódio. Tem equipe forte para brigar por isso, para ter uma boa classificação"
- Rossana Marques
“A gente quer brigar pelo pódio. A gente tem equipe forte para brigar por isso, para ter uma boa classificação, apesar de estar vindo equipes fortes também para João Pessoa. Mas o objetivo é a gente ir pro pódio e classificar para a final”, disse Rossana Marques.
A treinadora ainda enumerou a relevância de participar de uma etapa na capital pessoense. “A importância de jogar em casa é o nosso clima, a nossa areia, a torcida, família estar aqui, todo mundo torcendo, e isso ajuda bastante a gente. Eu gosto demais de jogar em casa, a gente tem uma cidade maravilhosa, a nossa areia é perfeita para quem joga beach handebol, eu falo muito isso, que a gente viaja para outras competições e a gente não tem uma arena dessa, e a areia daqui. É uma areia boa para jogar, porque a gente vai para algumas cidades e as areias são grossas, machucam; a areia é dura, na verdade. E, como a gente treina aqui, então, fica mais fácil e melhor. Então, sem dúvida, jogar em casa sempre é muito bom. Ter torcida e estar no clima para ter um bom resultado, eu acho que é muito melhor pra gente”, afirmou a treinadora.
A entrada na arena durante os quatro dias de Circuito Brasileiro de Handebol de Praia será gratuita. Após o torneio, a programação do Paraíba Beach Games ainda terá o Paraíba Open de Beach Tennis (5 a 10 de novembro) e disputas de natação (águas abertas), triatlo e vôlei de praia nos Jogos da Juventude, que acontecem entre 16 e 28 de novembro.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de outubro de 2024.