Artur Bolinha, presidente do Treze, falou sobre a expectativa em relação à participação do Galo no Campeonato Brasileiro da Série D 2024. O clube passa por uma reformulação após a disputa do Estadual e tem novo treinador e muitas caras novas no elenco. A equipe aguarda a definição do dia e local da estreia contra o Santa Cruz/RN, fora de casa, a data prevista para o início da quarta divisão é 28 de abril.
“Estamos trabalhando para que o Treze faça uma boa campanha e naturalmente consiga o acesso à Série C, que será muito importante no que diz respeito a dar mais tranquilidade e perspectiva de receita, algo impactante para o momento de reestruturação à qual o clube tem vivido”, afirma o dirigente.
Estamos trabalhando para que o Treze faça uma boa campanha e naturalmente consiga o acesso à Série C
- Arthur Bolinha
Waguinho Dias foi o técnico escolhido para comandar o Galo durante a Série D, Bolinha explicou o porquê da escolha: “Waguinho é um técnico experiente e que conhece a Série D, foi campeão com o Brusque em 2019 e fez boa campanha com o Marcílio Dias-SC no ano seguinte. Então, ele tem a experiência necessária para jogar a competição e tem uma proposta de jogo moderna. Todos os seus times atuam de forma ofensiva, propondo jogo. E nessa linha, o Treze sempre se adaptou bem a esse estilo de jogo”, disse o presidente.
Além do treinador, chegam ao clube o meia Yamada, 29 anos, velho conhecido do torcedor, ele foi campeão paraibano pelo Galo em 2023; o zagueiro Arthur Lourenço, 25 anos; o volante Marquinhos, 29 anos; e o atacante Thiago Alagoano, 34 anos.
“Outros jogadores devem chegar até o início da Série D. É difícil falar sobre como esses atletas vão corresponder porque fizemos contratações com informações do ‘ontem’. E em função de alguma circunstância o jogador pode não dar certo. Mas estamos trabalhando com cuidado de sermos o mais assertivos possível para que, com o orçamento que temos, que é baixo, possamos montar um time competitivo e que consiga subir para Série C”, destaca Bolinha.
Waguinho Dias
Apresentado na última terça-feira (16), o técnico Waguinho Dias comentou sobre seu estilo de jogo e as características dos novos contratados. Ele elogiou o trabalho feito pela diretoria: “As contratações e a estrutura que a diretoria tem nos dado estão alinhadas com a maneira que eu gosto de jogar, ou seja, ofensivamente, jogando para frente, propondo jogo tanto em casa quanto fora de casa”.
“Sobre esses atletas que estão chegando, tenho certeza que eles vão suprir a falta daqueles que deixaram o clube. No primeiro momento tem a adaptação, mas, com os treinamentos, posso garantir aos torcedores que eles vão brigar e honrar a camisa”, ponderou o treinador, que reforçou sua crença nas novas contratações: “Quem vem para o Treze hoje quer está aqui, por isso acredito que os resultados virão”, ressaltou o treinador.
Série D
Além do Treze, a Paraíba conta também com o Sousa como seu representante nesta edição do Campeonato Brasileiro da Série D. O Galo participará pela sétima vez da competição, seu melhor desempenho foi em 2018, quando chegou ao vice-campeonato. Em 2024, o Dinossauro do Sertão irá disputar a sua sexta Série D, ano passado parou nas quartas de finais, sua melhor colocação.
Histórico
Esta é a 7a vez que o Treze disputa o Campeonato Brasileiro da Série D; para o Sousa é a 6a
Desde 2009, ano em que a quarta divisão foi criada, o Campinense é o clube do Estado que acumula mais aparições no torneio, ao todo, foram 10. O Botafogo tem a melhor participação de um time local, o Belo conquistou o título em 2013.
A primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D conta com a participação de 64 clubes. O regulamento divide os times em oito grupos, regionalizados, com oito equipes cada. Os clubes paraibanos estão na mesma chave que o Atlético-CE, Maracanã-CE, Iguatu, América-RN, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz-RN.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de abril de 2024.