Notícias

serra branca

Clube comemora vaga na Copa Brasil

publicado: 03/10/2025 09h49, última modificação: 03/10/2025 09h49
Rafael Farias, CEO do Carcará, fala em montar um elenco qualificado para as disputas das competições em 2026
Foto Samy Carvalho.jpg

O terceiro lugar conquistado no Paraibano de 2025 garantiu o time na Copa do Brasil | Foto: Divulgação/Samy Oliveira

por Danrley Pascoal*

O futebol paraibano foi premiado com mais uma vaga na Copa do Brasil após o anúncio da mudança do calendário nacional para 2026. O terceiro representante do estado na competição será o Serra Branca, que se junta ao Sousa e ao Botafogo, campeão e vice, respectivamente, do Paraibano de 2025. Como previa o regulamento da Primeira Divisão estadual, caso surgissem novas vagas, os ocupantes seriam definidos via posicionamento no certame local. O Carcará, terceiro melhor clube na elite estadual, herdou um lugar no torneio mais democratico do país.

O presidente do clube, Enzo Ribeiro, falou depois do anúncio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele comemorou a vaga conquistada e projetou o trabalho para 2026, ano no qual o clube também jogará o Campeonato Brasileiro Série D.

“Recebemos com muita felicidade. Após o término do Paraibano, a gente continuou a formatação de um elenco forte. E já se tinha essa expectativa da possibilidade de ganhar essa vaga. Estávamos apreensivos, ansiosos; quando saiu essa notícia, ficamos muito felizes. Vamos dar continuidade no nosso trabalho, mas com mais responsabilidade. Daremos o nosso melhor nessa nova competição”, disse.

Rafael Farias, CEO do Carcará, elogiou as mudanças chefiadas por Samir Xaud, presidente da CBF. Segundo o dirigente, agora, o planejamento será focado em corresponder à responsabilidade que a agremiação está recebendo. “O Serra Branca agora recalcula a rota para se reforçar ainda mais para uma competição a nível nacional, que tem uma relevância muito grande no calendário estadual e que possibilita trazer altos recursos financeiros para o clube”, destacou.

“Era uma expectativa grande que tínhamos em relação a essas mudanças do calendário nacional. Quero aqui parabenizar a CBF e o presidente Samir. É um critério muito justo que quem assuma essa vaga da Copa do Brasil seja quem fez um excelente trabalho no campeonato estadual”, completou Farias.

Formato do torneio

A Copa do Brasil 2026 terá início em 18 de fevereiro e término em 6 de dezembro. Ao todo, 126 clubes participarão do torneio, intitulado o mais democrático do país. Os 20 times da Série A entram somente na quinta fase. As quatro fases iniciais ocorrem em jogo único; a partir da quinta fase, com exceção da final, todos os duelos serão em ida e volta. Outra grande novidade do certame é o modelo de final em partida única, já empregado nos principais torneios do mundo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de Outubro de 2025.