Notícias

Clubes brasileiros batalham contra o rebaixamento da Série A

publicado: 10/12/2016 00h05, última modificação: 10/12/2016 09h15
treino.jpg

O Sport de Recife enfrenta o Figueirense em casa, e tem amplas possibilidades de se manter na Série A - Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

tags: vitória , sport , internacional , campeonato brasileiro


Vitória, Sport e Internacional terão, amanhã, às 17 horas, a última chance de continuar na Série A do Campeonato Brasileiro. Um destes três clubes se juntará aos rebaixados Figueirense, Santa Cruz e América Mineiro. Baianos e pernambucanos dependem apenas das suas forças, enquanto os gaúchos terão que vencer e ainda secar um dos rivais.

O site estatístico srgoool, nesta semana, decifrou todos os cenários possíveis dos clubes que brigam pelo vice-campeonato, pela Libertadores, pela Copa Sul-Americana e contra o rebaixamento. A última rodada do Brasileirão deveria ter sido realizado no domingo, 4 de dezembro, mas foi adiada para este domingo por causa da tragédia com o avião LaMia CP-2933, no Cerro El Gordo, em La Unión, cidade da província de Antioquia, que vitimou 71 das 77 pessoas a bordo.

Vitória

O Vitória vai encarar o campeão Palmeiras no Estádio do Barradão, em Salvador. Na 15ª posição com 45 pontos, o Leão baiano só precisa de um empate para se manter na elite nacional. Em caso de derrota, os baianos terão que torcer por tropeço de Sport ou Internacional. Neste cenário, se o Sport empatar, o Vitória terá que manter a vantagem no saldo de gols (-1 a -8) ou se o Inter vencer, a vantagem no saldo de gols é de -1 a -6.

Sport

O Sport ocupa o 16º lugar com 44 pontos e vai enfrentar o Figueirense na Ilha do Retiro, em Recife. O clube pernambucano só depende das suas forças. Em caso de empate ou derrota, o Sport terá que secar o Internacional que não poderá vencer.

Internacional

O Internacional, 17º colocado com 42 pontos, terá que vencer o Fluminense no Rio de Janeiro. Além da vitória, o Colorado precisará de um tropeço do Sport ou uma derrota do Vitória, desde que o Colorado tire a desvantagem no saldo de gols (-1 a -6). A Confederação Brasileira de Futebol programou todos os jogos para as 17 horas e muitas homenagens à Chapecoense ainda serão prestadas, além do tradicional minuto de silêncio as vítimas do fatídico acidente com a delegação da Chape.

Sul-Americana

A zona da Copa Sul-Americana no Campeonato Brasileiro foi aumentada em duas oportunidades. A primeira por causa do título da Chapecoense no próprio torneio e a segunda por causa do título do Grêmio na Copa do Brasil. Com isso, Ponte Preta, São Paulo e Fluminense já estão garantidos no segundo torneio mais importante da América do Sul. As outras duas vagas serão disputadas entre Cruzeiro, Coritiba, Vitória e Sport.

Cruzeiro

O Cruzeiro, na 13ª posição com 48 pontos, depende apenas das suas forças para garantir a vaga. Vitória ou empate contra o Corinthians colocará a Raposa na Copa Sul-Americana. Em caso de derrota, os mineiros precisarão de tropeço de Coritiba ou Vitória.

Coritiba

Na 14ª colocação com 46 pontos, o Coritiba também só depende das suas forças. Em caso de empate ou derrota contra a Ponte Preta, em Campinas, o Coxa precisará de derrota do Vitória e tropeço do Sport.

Vitória

O Vitória, que luta contra o rebaixamento, foi outro clube que ganhou a oportunidade de sonhar com a Copa Sul-Americana. O Leão baiano está no 15º lugar com 45 pontos e 12 vitórias. Como o Coritiba tem apenas 11 vitórias, o clube nordestino poderá se classificar até com um empate ante o campeão Palmeiras, desde que o Coxa seja derrotado e o Sport não vença sua partida. Já se vencer o líder, o Vitória pode pegar a vaga até mesmo do Cruzeiro, desde que a Raposa seja derrotada pelo Corinthians.

Sport

O Sport ocupa o 16º lugar com 44 pontos. Para chegar à Copa Sul-Americana, o Leão da Ilha terá que vencer o rebaixado Figueirense e torcer por tropeços de Coritiba e Vitória. Só este cenário colocará o Sport no segundo torneio mais importante da América do Sul. O clube pernambucano tem uma vitória a mais do que o Coxa (12 a 11).