Notícias

COB elogia organização da Paraíba para os Jogos Escolares

publicado: 01/10/2016 00h05, última modificação: 01/10/2016 11h03
Final.jpg

Equipe de Handebol feminino foi uma das que garantiram medalha de ouro para o Estado - Foto: Edson Matos

tags: Jogos Escolares da Juventude 2016 , Governo da Paraíba


Marcos Lima

Depois do sucesso obtido na 1ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude 2016, faixa etária 12-14 anos, encerrada na última quinta-feira, em João Pessoa, quando a Paraíba conquistou 17 medalhas, o Governo do Estado já volta as atenções para a 2ª etapa, que envolve alunos-atletas na faixa etária 15-17 anos. A competição também será na capital paraibana, no período de 10 a 19 de novembro e a meta é que seus representantes batam recordes de pódios.

O chefe da delegação paraibana, José Hugo, que integra os quadros da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer – Sejel/PB, disse ontem que todos da instituição governamental já estão envolvidos para que a 2ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude 2016 ocorra na maior tranquilidade, da mesma forma como aconteceu a faixa etária 12-14 anos.

“Graças a Deus nossa meta foi atingida. Além das conquistas de 17 medalhas, quebrando o recorde de medalhas do ano passado, fomos bastante elogiados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Todos ficaram impressionados com a estrutura esportiva que o Governo da Paraíba disponibiliza”, disse José Hugo.

Ele garantiu que para a 2ª etapa, que terá início no dia 10 de novembro, a mega-estrutura desportiva existente no Estado também estará à disposição dos mais de 3 mil atletas que estarão no Estado disputando os jogos. “A Paraíba hoje é um dos principais centros do País no que diz respeito a estrutura esportiva. Isto nos credencia para sediarmos competições de caráter nacional e internacional. Os Jogos Escolares da Juventude deste ano são um exemplo disso”, afirmou, acrescentando que toda a estrutura de apoio será dada para os representantes paraibanos.

“Na verdade, teremos mais de 300 atletas representando a Paraíba na 2ª etapa dos Jogos Escolares da Juventude 2016. Estaremos com duas delegações: uma da Paraíba e outra da cidade sede, no caso João Pessoa, assim como ocorreu na faixa etária 12-14 anos”, alegou o chefe da delegação paraibana.

O membro do Comitê Organizador Local (COL), dos Jogos Escolares da Juventude 2016, Ricardo Ambrósio, também considerou positiva a participação da Paraíba na categoria 12-14 anos. “Foi uma participação excelente, brilhantes elogios não faltam”, disse ele, assegurando que os membros do Comitê Olímpico Brasileiro – COB ficaram entusiasmados com a receptividade do paraibano. “Todos elogiaram a estrutura esportiva paraibana, bem como o povo paraibano, por ser muito acolhedor”, afirmou.

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o País. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.

Na edição de 15 a 17 anos serão disputadas competições de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia. Além das competições, os jovens atletas tem a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o País aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.