Notícias

Mundial de Vôlei

Começa hoje a fase de grupos

publicado: 18/09/2025 09h14, última modificação: 18/09/2025 09h14
Disputas ficam ainda mais acirradas entre duplas brasileiras e internacionais na Arena do Paraíba World Beach Games
2025.09.17_circuito mundial de volei  © Roberto Guedes (68).JPG

A fase de classificação do Circuito Mundial de Vôlei de Praia teve início, ontem (17), com várias duplas em ação | Foto: Roberto Guedes

por Danrley Pascoal*

Começou, ontem (17), em João Pessoa, no Busto de Tamandaré, na Praia de Cabo Branco, a Etapa Elite do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Com 48 duplas, sendo 24 no masculino e 24 no feminino, o evento, que tem 12 duplas brasileiras, faz parte da programação do Paraíba World Beach Games. Hoje, começa a fase de grupos. As semifinais e final estão marcadas para o domingo (21). A entrada na Arena, montada na orla, é gratuita.

“A gente está na segunda semana de competição em João Pessoa. Iniciamos com o Campeonato Brasileiro, torneio mais importante do país. Agora, no Campeonato Mundial, temos a presença dos melhores brasileiros juntamente com os melhores atletas do mundo. Então, pela quantidade de atletas e nível técnico, podemos dizer que essa é uma das competições mais difíceis da temporada”, destacou Guilherme Marques, diretor de competições de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

“O torneio ser em João Pessoa gera um fator extra, que é a vibração da torcida. Além do entusiasmo pelo vôlei de praia, ela entende tecnicamente a competição e se envolve de uma maneira ainda melhor. Então, a gente espera que nesta semana se repita o que foi o sucesso de público da semana passada”, acrescentou o gestor. 

Um bom público, ontem, fez-se presente no primeiro dia de disputas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Em 2025, o Circuito Mundial ganhou um novo formato. Antes, apenas 16 duplas de cada categoria participavam. Agora, além dessas, classificadas via ranking, outras oito duplas adicionais obtêm suas vagas por meio de qualificatório, que ocorre no primeiro dia, numa espécie de mata-mata.

Assim, 16 duplas de cada gênero entraram em quadra ontem, na abertura do torneio, para definir as oito duplas que se juntam às 16 melhores ranqueadas. Já com todos os representantes definidos, a partir de hoje, as equipes são divididas em seis grupos com quatro integrantes, que jogam entre si. O melhor de cada chave se classifica direto para as oitavas de final; o segundo e o terceiro seguem para a repescagem.

Brasil no Mundial

Ao todo, o Brasil é representado por 14 duplas (nove femininas e cinco masculinas). André/Renato, Vinícius/Heitor, Adelmo/Mateus, Thainara/Talita Simonetti, Carol Horta/Elize Maia, Manu/Quemille e Kyce/Verena jogaram o qualifying. Entre os 16 melhores ranqueados de suas categorias, Thamela/Vic, Duda/Ana Patrícia, Talita/Taiana, Carol Solberg/Rebecca, Vitória/Hegê, Evandro/Arthur Lanci e George/Saymon entraram direto no torneio principal.

A dupla Vinícius/Heitor venceu o qualificatório e inicia, hoje, a fase de grupos. Após vencer uma dupla holandesa por 2 a 1, Vinícius falou sobre a expectativa de jogar a fase principal da etapa. “Foi uma vitória muito importante e inédita para o nosso time aqui no Elite 16. Agora é só se recuperar mesmo; a gente já está vindo embalado do Circuito Brasileiro. Vamos recuperar o máximo para chegar com força total. Nós vamos mirar jogo a jogo. É deixar a competição ir acontecendo”, afirmou o atleta. Adelmo e Mateus mais André e Renato também passaram para a fase principal.

Últimas campeãs

João Pessoa traz boas memórias de um passado recente para Thamela e Vic, atuais líderes do ranking internacional. Em outubro de 2024, a então recém-formada dupla conquistou a primeira medalha de ouro no Circuito Mundial numa etapa Elite, na capital paraibana. A partir de hoje, elas terão uma nova oportunidade de subir ao pódio da competição, que retorna à cidade e acontece até o dia 21.

“João Pessoa já é uma etapa que todos os atletas amam participar. A energia da torcida é diferente. Sempre chegamos muito motivadas. E agora tem um sentimento ainda mais especial, por ter sido o local de nossa primeira medalha de ouro juntas, no Circuito Mundial. Nós amamos jogar na cidade e vamos aproveitar a força da torcida e tentar uma nova medalha”, comentou Thamela ao site da CBV.

Cidade-sede

A capital pessoense é a terceira cidade brasileira a receber uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia na temporada 2025. Saquarema (RJ) e Brasília (DF) foram palco de eventos no primeiro semestre. A CBV promoverá ainda outras duas até o fim do ano: uma na icônica praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), de 24 a 28 de setembro; e uma em Itapema (SC), de 3 a 7 de dezembro.

“João Pessoa tem um recorde de ser a cidade onde, durante todos os anos de circuito, o vôlei de praia esteve. Agora, entra nos registros dos grandes campeonatos mundiais organizados no Brasil. Então, a gente vê toda a  estrutura, uma estrutura gigantesca, com possibilidade de acomodar mais de dois mil espectadores, ajuda bastante. Então, é isso, a gente torce e sempre traz João Pessoa para estar conosco na busca do desenvolvimento da modalidade”, destacou o diretor de competições de vôlei de praia da CBV.

Programação:

  • 18/9 - quinta-feira:

Fase de grupos – 9h às 21h

  •  19/9 - sexta-feira:

Fase de grupos e repescagem – 9h às 21h

  •  20/9 - sábado

Oitavas e quartas de final – 9h às 20h

  •  21/9 - domingo:

Semifinais – 9h às 13h / finais e disputas pelo bronze – 15h às 19h

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de setembro de 2025.