O governador João Azevêdo abriu, nesta terça-feira (27), em João Pessoa, o V Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia. O evento tem duração de seis dias e é realizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). A competição conta com representantes dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal – reúne cerca de 300 atletas – e é válida como classificatória para o Mundial de Desporto Escolar, que está marcado para ocorrer na Itália, no período de 3 a 10 de outubro.
A solenidade, realizada na Praia do Cabo Branco, foi marcada por apresentações culturais, desfiles das delegações participantes, juramentos de atletas e árbitros e acendimento da tocha olímpica.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a importância para a Paraíba de sediar o evento. “Nós sabemos que, por meio do esporte, muitos jovens realizam seus sonhos e o que estamos fazendo é nossa obrigação, enquanto Governo do Estado, de dar o apoio necessário para que a gente transforme esse Campeonato em um grande evento esportivo e, acima de tudo, em uma grande ação de inclusão”, frisou.
Ele também ressaltou que a realização do Campeonato fomenta a economia do Estado. “A possibilidade de fortalecer o turismo é importantíssima e nós temos equipamentos capazes de abrigar eventos de grande porte, como o Centro de Convenções, que já promoveu feiras internacionais. Essa infraestrutura que o Estado tem é que permite que a gente possa realizar eventos esportivos que atraem turistas, trazem renda e melhoram a economia do nosso estado”, observou.
O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Hervázio Bezerra, evidenciou a importância de realizar um evento de nível nacional. “O Governo do Estado dá total apoio e não temos nenhuma dúvida de que o Campeonato será muito prestigiado pelos paraibanos e por delegações de todo o país. Eu já ouvi relatos de colegas que estão encantados com as belezas da nossa orla”, pontuou.
O presidente da Federação Paraibana do Desporto Escolar, Marcílio Ferreira, agradeceu as parcerias que viabilizaram a realização do Campeonato no Estado. “É uma imensa satisfação receber todos os atletas na nossa cidade. Esse evento irá classificar os campeões para a Itália e desenvolvemos um grande trabalho para sermos a sede do Campeonato. Quero agradecer por todo o apoio para que pudéssemos estar com a arena montada”, disse.
O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, enalteceu o compromisso social da gestão estadual com o esporte. “Esse apoio foi imprescindível para a realização e o sucesso que está sendo a competição que serve como seletiva para o Mundial da Itália. Nós temos uma estrutura de alto nível à disposição do esporte escolar e, com isso, a gente demonstra a valorização do esporte e o fator de inclusão social”, afirmou.
O atleta paraibano Isac Adolfo revelou otimismo para um resultado positivo nos jogos. “A expectativa é muito boa, vamos dar o nosso melhor nesse Campeonato e, além de estar em casa, é uma grande oportunidade para fazer uma viagem internacional”, comentou.
Precursor do vôlei de praia na Paraíba, o atleta Nináua Bezerra foi homenageado pela CBDE pela sua contribuição ao esporte. “É muito gratificante ser homenageado e ter feito parte do início do voleibol, o que é maravilhoso. Esse é um momento de incentivar os jovens, pois a Paraíba é um celeiro nesta modalidade esportiva”, falou.
Notícias
Começa o Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia
publicado:
28/08/2019 11h14,
última modificação:
28/08/2019 11h14
- Foto: Foto: André Lúcio
tags: campeonato brasileiro escolar de vôlei de praia , vôlei