Queimadense (4º) e Cruzeiro (5º), além de Spartax (3º) e Picuiense (6º), jogam, hoje, para definir, respectivamente, os adversários de Esporte de Patos e Auto Esporte na semifinal da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano 2024. A repescagem (quartas de final) acontece em jogo único, com mando do clube de melhor campanha na primeira fase. Os dois duelos estão marcados para as 15h.
Esporte de Patos e Auto Esporte garantiram vaga direta na semifinal após alcançarem a primeira e a segunda colocação, respectivamente, da fase classificatória. O time do Sertão da Paraíba venceu sete jogos e empatou um, somando 25 pontos. O Alvirrubro da capital fez dois pontos a menos, conquistou seis vitórias e dois empates, alcançando 23 pontos. Ambos se mantêm invictos. Além disso, ganharam três pontos por conta do WO contra o Internacional.
Queimadense (4º) x Cruzeiro (5º)
Queimadense e Cruzeiro jogam no Ernestão, em Queimadas, para definir quem enfrenta o Esporte de Patos. As duas equipes fizeram uma primeira fase de altos e baixos, em que tiveram a mesma pontoação e mesma quantidade de vitórias, derrotas e empates. O time de Queimadas, porém, marcou mais gols: 16 no total, enquanto o clube de Itaporanga balançou as redes 10 vezes. Os números não levam em conta o WO contra o Internacional. De acordo com o site ogol.com.br, Queimadense e Cruzeiro se enfrentaram oficialmente apenas três vezes em toda a história; o último confronto ocorreu neste ano, pela primeira fase, quando o Carcará venceu por 3 a 2, no Ernestão; os outros dois encontros foram realizados em 2008, na elite do futebol paraibano, ambos com derrota da Raposa do Vale, que nunca venceu o rival desta quinta-feira (26).
Spartax (3º) x Picuiense (6º)
Spartax e Picuiense decidirão quem enfrentará o Auto Esporte na próxima fase. O confronto desta tarde acontece no Almeidão. Sem considerar o WO contra o Internacional, o clube pessoense obteve a terceira melhor campanha da primeira fase: venceu quatro jogos, perdeu três e empatou um. Azarão do mata-mata, o time de Picuí foi o sexto colocado, tendo três triunfos, quatro derrotas e um empate e, agora, busca surpreender para chegar à semifinal.
O histórico de partidas oficiais entre as equipes não é tão grande: estiveram frente a frente somente duas vezes, ambas pela Segunda Divisão; a primeira vez foi em 2023, quando houve um empate sem gols; neste ano, a Picuiense venceu o Spartax por 1 a 0, no Almeidão.
Balanço da Segundona
Nove equipes participaram da competição em 2024: Confiança, Spartax, Picuiense, Cruzeiro, Desportiva Guarabira, Auto Esporte, Sport Lucena, Queimadense e Esporte de Patos. O Internacional seria o 10o integrante do certame, mas foi impedido de competir por conta de problemas na Justiça, sendo automaticamente rebaixado. Assim, todos os seus jogos acabaram com WO. O Sport Lucena também jogará a Terceira Divisão em 2025.
Ao todo, sem considerar as partidas decididas por WO, ocorreram 36 jogos na primeira fase. Segundo o site ogol.com.br, nesses duelos, 97 gols foram marcados. Esporte de Patos e Auto Esporte são os clubes que mais balançaram as redes; fizeram 17 tentos. O Alvirrubro da capital tem em seu elenco o artilheiro da competição: o atacante Everton Cabaré, que fez seis gols até aqui. A Desportiva Guarabira foi a equipe mais vazada: tomou 19 gols. Com apenas um gol tomado, o Terror do Sertão tem a melhor defesa.
Dos clubes ainda envolvidos no Campeonato Paraibano da Segunda Divisão, apenas Auto Esporte e Esporte já foram campeões da Segundona. Os outros buscam uma conquista inédita em suas histórias.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de setembro de 2024.