Notícias

paraibano 2026

Conselho Técnico se reunirá no dia 24

publicado: 12/11/2025 09h22, última modificação: 12/11/2025 09h22
Federação Paraibana de Futebol convoca os clubes para a definição do modelo de disputa e do início da competição
2024.11.26 CT Futebol Paraibano 2024 © Leonardo Ariel (1).JPG

Flagrante da reunião do ano passado, quando a Federação e os dirigentes dos clubes aprovaram a forma de disputa | Foto: Leonardo Ariel

por Danrley Pascoal*

As 10 equipes classificadas para o Campeonato Paraibano 2026 foram convocadas pela Federação Paraibana de Futebol (FPF) para o Conselho Técnico da competição, marcado para o dia 24 de novembro, às 10h, no auditório do Hotel Cabo Branco Atlântico. Atlético de Cajazeiras, Confiança, Sousa, Botafogo, Treze, Serra Branca, Campinense, Esporte de Patos, Pombal e Nacional de Patos são clubes integrantes do torneio do próximo ano.

No Conselho Técnico, será definido o modelo de disputa e a data de início do certame. Inicialmente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estipulou 11 datas para os estaduais, mas os dirigentes da FPF, em conversas informais com os clubes, já rechaçaram a possibilidade de redução das 13 datas aplicadas nos dois últimos anos. Segundo eles, essa quantidade seria o mínimo para fazer o torneio local ocorrer de forma ordeira. O fato de não haver clubes da Paraíba nas Séries A e B do Brasileirão favorece a manutenção do atual número de datas.

Representantes de clubes também alegaram que a intenção da FPF é começar o Campeonato Paraibano no dia 17 de janeiro. Além disso, caso realmente haja a manutenção das 13 datas, o modelo de disputa vigente deve ser replicado. Assim, na primeira fase, os 10 clubes se enfrentariam em turno único, todos contra todos, com os quatro melhores avançando para a semifinal.

Os duelos das fases mata-mata ocorreriam num sistema de ida e volta, sempre com o time de melhor campanha decidindo em casa. Cabe ressaltar que a reformulação do calendário nacional anunciada pela CBF aumentou a importância do Campeonato Paraibano, que concederá três vagas na Copa do Brasil 2027, duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro 2027 e duas vagas na Copa do Nordeste de 2027.

Paraibano Feminino

Marretinha e Botafogo abrem, hoje, às 19h30, a fase semifinal do Campeonato Paraibano Feminino 2025. O confronto de ida ocorre na Arena Tavares, em Santa Rita. O duelo de volta está marcado para o próximo sábado (15), no Campo da Unipê, às 15h. No outro enfrentamento das semifinais, Spartax e Mixto fazem o primeiro jogo, amanhã, às 15h, no Mangabeirão. A volta acontece no domingo (16), no mesmo horário e local.

As Belas conquistaram a melhor campanha da primeira fase, tendo balançado as redes 49 vezes e apenas um gol sofrido. São quatro triunfos e 100% de aproveitamento. Na primeira fase, as alvinegras aplicaram duas grandes goleadas: na última rodada, fizeram 23 a 0 contra a Picuiense; e no jogo anterior, contra a Liga de Guarabira, haviam ganho por 17 a 0.

Ao todo, ocorreram 20 jogos na fase classificatória, sendo um WO, foram marcados 146 gols, média de 7,3. Em percentuais, desse total de tentos, 33% foram marcados pela equipe da Maravilha do Contorno. Atuais vice-campeãs, as Belas tentam retornar a grande final do Paraibano e iniciam essa missão nesta noite de quarta-feira (12).

O Marretinha foi vice-líder do Grupo A, com sete pontos somados, duas vitórias, uma derrota e um empate. A equipe marcou 18 gols e sofreu 10. No seu único revés, foi goleado por 8 a 0 pelo Mixto. Agora, na semifinal, atuando como mandante no primeiro jogo, busca surpreender o Botafogo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de novembro de 2025.