Notícias

Brasileiro de Ginástica

Contagem regressiva

publicado: 11/09/2024 09h03, última modificação: 11/09/2024 09h03
Evento começa no dia 17, mas no próximo domingo já haverá atividades, com os treinos da categoria Infantil

por Camilla Barbosa*

Flávia Saraiva fez uma pequena cirurgia e não estará presente no Campeonato Brasileiro de Ginástica, que acontecerá em João Pessoa, no ginásio Ronaldão | Foto: Ricardo Bufolin/CBG

A capital paraibana está em contagem regressiva para o pontapé inicial do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística 2024. O evento se inicia oficialmente na próxima terça-feira (17), mas, no domingo, já haverá atividades no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima (O Ronaldão), com os treinos da categoria Infantil. Até o próximo dia 22, mais de 140 atletas renomados de todo o país brigam pelo pódio na mais importante competição esportiva da modalidade em nível nacional.

A Confederação Brasileira de Ginástica divulgou, ontem pela manhã, em seu site, como o torcedor poderia adquirir seu ingresso para o Campeonato Brasileiro de Ginástica que vai acontecer no ginásio O Ronaldão, no bairro do Cristo Redentor, com os principais ginastas do país como Rebeca Andrade, Julia Soares e Lorrane Oliveira, além dos atletas  Arthur Nory, Diogo Soares, Caio Souza e Francisco Barreto. Mas a procura foi tão grande que logo se esgotaram os nove mil ingressos disponibilizados, de forma gratuita, para os dias 20, 21 e 22, por meio do site ww.sympla.com.br. Nos dias 17 e 18 as entradas serão livres nas disputas da categoria infantil.

De acordo com a programação divulgada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), as atividades iniciam às 8h da manhã do domingo (15) com o treinamento para a categoria Infantil, o qual se estende até o final da tarde da segunda-feira (16). No dia seguinte, os atletas começam as disputas, e as premiações serão entregues na quinta-feira (19), finalizando a competição dessa categoria.

Já o cronograma de atividades da categoria Adulto inicia-se na noite da quarta-feira (18), com o Treinamento que vai até o fim da manhã da sexta-feira (20). Daí em diante, haverá as classificatórias, seguidas pelas premiações por equipes, e as finais, por fim, acontecem na manhã do domingo (dia 22). Conforme o regulamento, na Categoria Infantil Feminina, as atletas têm entre 10 e 12 anos (nascidas entre 2012 e 2014), enquanto a idade-limite para os meninos é de 11 a 14 anos (nascidos entre 2010 e 2013). Já na Categoria Adulta, as ginastas têm 13 anos ou mais (nascidas em 2011 ou antes), e os homens precisam ter 18 anos ou mais (nascidos em 2006 ou antes).

Além das divisões por faixa etária, como já mencionado acima, as disputas da competição nacional serão por cada aparelho e geral, de forma individual e por equipes. As medalhistas brasileiras em Paris, as ginastas Jade Barbosa, Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira, competem pelo Clube de Regatas do Flamengo; já a paranaense Júlia Soares veste as cores do Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (CEGIN).

Flávia Saraiva é a única integrante da equipe brasileira medalhista de bronze em Paris que não estará em solo pessoense na próxima semana. A atleta do Flamengo, que passou por uma cirurgia no ombro recentemente, e agora passa pela fase de recuperação, tranquilizou os fãs em uma postagem em seu perfil no Instagram.

“Depois de conseguir alcançar o principal objetivo do ano, hora de fazer uma breve pausa para recuperar o corpo e voltar ainda mais forte! Fiz uma pequena cirurgia no ombro direito, foi super tranquila e já estou em casa recuperando! Também já iniciei os trabalhos de fisioterapia! O pós-operatório tá indo muito bem! Agora é focar na recuperação e, claro, continuar os treinos - porque aqui não paramos!”, disse ela na legenda da postagem.

Na mesma publicação, a ginasta ainda agradeceu o apoio recebido e enalteceu o trabalho da equipe multidisciplinar que a acompanha. “Muito obrigada a todos os profissionais que cuidam de mim com tanto carinho!! Obrigada a todos vocês também que torcem por mim!! Seguimos juntos!”, finalizou.

Ginásio O Ronaldão

O palco da competição, o Estádio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima — O Ronaldão vem passando por reformas com o objetivo de trazer melhorias ao espaço, desde o fim de 2022. O evento nacional de Ginástica da próxima semana marca, portanto, a reinauguração dessa praça de esportes amadores de João Pessoa. Durante a manhã de ontem, o Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (Sejel), Lindolfo Pires, esteve vistoriando o local juntamente com representantes da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) e do Corpo de Bombeiros.

“O ginásio O Ronaldão, que é um dos patrimônios esportivos do Brasil, voltará a receber competições esportivas depois de estar recebendo essa grande reforma. E nada melhor do que reinaugurar justamente com uma competição de grande porte que trará as medalhistas olímpicas dos Jogos de Paris 2024”, pontuou o Secretário da Sejel.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de setembro de 2024.