Notícias

Copa do mundo: a reação chama-se Coutinho

publicado: 23/06/2018 00h05, última modificação: 23/06/2018 06h47
Coutinho

O meia novamente foi o grande nome do time brasileiro na vitória de 2 a 0 sobre a Costa Rica construída apenas no final do jogo - Foto: Anatoly Maltsev/EFE

tags: coutinho , Copa do Mundo 2018 , brasil , vai neymar , neymar , costa rica


EFE

A seleção brasileira esteve muito perto do segundo tropeço nesta Copa do Mundo, mas com gols salvadores de Philippe Coutinho e Neymar nos acréscimos da etapa final, conseguiu uma vitória sobre a Costa Rica nessa sexta-feira (22), por 2 a 0, no Estádio Olímpico Fisht, na cidade de São Petersburgo.

O Brasil teve 69% de posse de bola, mas demorou a dar trabalho ao goleiro Keylor Navas, que, quando exigido, se saía bem. Na melhor chance dos comandados pelo técnico Tite em quase 90 minutos, logo no começo do segundo tempo, Gabriel Jesus acertou um cabeceio no travessão.

Apagado mais uma vez, Neymar poderia ter aberto o placar em um pênalti no qual o árbitro holandês Bjorn Kuipers viu falta em cima dele. Porém, alertado pela arbitragem de vídeo e após rever a jogada, anulou a própria marcação

Quem fez 1 a 0 então foi Coutinho, que já havia sido o autor do gol do empate com a Suíça em 1 a 1 na estreia. Aos 46 minutos, o meia do Barcelona pegou sobra dentro da área e fuzilou Navas, de bico. Mais tarde, aos 51, Neymar enfim balançou a rede e selou o triunfo.

Com o resultado, a seleção chegou aos 4 pontos e segue firme em busca da classificação.. A Costa Rica, que ainda não pontuou, está eliminada.

Na última rodada da chave, marcada para a próxima quarta-feira, o Brasil vai encarar a Sérvia na Otkrytiye Arena, em Moscou, enquanto os ‘Ticos’, quadrifinalistas em 2014, cumprirão tabela enfrentando os suíços em Nizhny Novgorod.

O Brasil deu um susto no adversário logo aos dois minutos de partida, com Philippe Coutinho. O meia recebeu na direita, perto da área, e arriscou, mas encobriu a meta.

No entanto, a primeira chance real de gol foi dos ‘Ticos’. Aos 12 minutos. Gamboa avançou pela ponta direita, nas costas de Marcelo, e rolou para a chegada de Borges. O filho do brasileiro naturalizado costa-riquenho Alexandre Guimarães, ex-jogador e ex-técnico da seleção da América Central teve espaço, mas pegou mal e mandou pela linha de fundo.

O que se esperava de Neymar, Coutinho e Willian, quem fez foi Marcelo, aos 39 minutos. O lateral pedalou para cima da marcação, levou para o pé direito e bateu por baixo para defesa firme do goleiro. A seleção brasileira voltou a campo do vestiário com Douglas Costa na vaga de Willian, e a seleção cresceu. A pressão aumentou, e aos quatro Gabriel Jesus cabeceou no travessão. Paulinho ficou com a sobra e rolou para Coutinho, que arrematou por baixo, mas a defesa tirou em escanteio.

O Brasil, enfim, acertou uma linha de passe aos 34 até a bola chegar a Neymar, que poderia ter chutado, mas preferiu mais um drible e caiu na área. O árbitro marcou pênalti, mas reviu o lance no monitor à beira do gramado e voltou atrás na decisão. Parecia que a equipe pentacampeã tropeçaria novamente, mas as emoções estavam reservadas para os instantes finais. Aos 45, Marcelo levantou, Firmino preparou de cabeça e Jesus errou o domínio, mas Coutinho apareceu e bateu de bico para fazer 1 a 0.

Aos 51, mesmo com o tempo adicional já encerrado, num contra-ataque, Douglas cruzou e Neymar fez 2 a 0.

Ficha técnica

Brasil: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Roberto Firmino) e Philippe Coutinho; Willian (Douglas Costa), Neymar e Gabriel Jesus (Fernandinho).
Técnico: Tite.
Costa Rica: Navas; Gamboa (Calvo), Acosta, González, Duarte e Oviedo; Guzmán (Tejeda), Borges, Ruiz e Venegas; Ureña (Bolaños).
Técnico: Óscar Ramírez.
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda), auxiliado pelos compatriotas Sander van Roekel e Erwin Zeinstra.
Cartões amarelos: Neymar e Philippe Coutinho (Brasil); Acosta (Costa Rica).
Gols: Philippe Coutinho e Neymar (Brasil).
Estádio: Krestovsky, em São Petersburgo