Copa do Nordeste define os grupos da edição 2022

publicado: 07/12/2021 08h48, última modificação: 07/12/2021 08h48
Taca-Copa-do-Nordeste.jpg

por Fabiano Sousa*

A Copa do Nordeste que acontece em 2022 terá, pela primeira vez na história, a participação de três clubes paraibanos – Botafogo, Campinense e Sousa. O sorteio da fase de grupos do torneio regional, realizado na sede da CBF – Confederação Brasileira de Futebol, ocorrido ontem, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, também confirmou que na 19ª edição do torneio regional, ocorrerá o “Clássico Tradição” envolvendo Botafogo e Campinense. A Raposa também vai encarar o Sousa.

Ao todo, os 16 clubes que vão brigar pelo título foram divididos em dois grupos de oito equipes. Ao final do sorteio, os grupos A e B ficaram definidos das seguintes formas - Grupo A: Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo, Atlético de Alagoinhas e Sergipe; O Grupo B ficou por Ceará, Bahia, Náutico, CRB, Botafogo, Altos, Floresta e Sousa.

Como os critérios do sorteio apontavam que os times do mesmo Estado deveriam ficar em grupos diferentes, como Ceará e Paraíba possuem três representantes no torneio, os dois primeiros colocados no Ranking Nacional de Clubes ficaram em grupos diferentes para preservar os clássicos. Assim Botafogo e Campinense ficaram em grupos opostos e se enfrentam no torneio, outro confronto também confirmado será entre Campinense e Sousa, que farão a reedição do Paraibano, deste ano, na Copa do Nordeste 2022.

É a primeira vez que a Paraíba contará com a participação de clubes no torneio. O futebol paraibano já acumula um título conquistado pela Raposa em 2013 e dois vices-campeonatos, o próprio Campinense em 2016 e o Botafogo em 2019. O Dinossauro tenta na sua terceira participação no torneio, fazer bonito, assim com fez quando assegurou sua participação na fase de grupos, eliminando Asa – Al, Confiança – SE e ABC – RN. A edição do torneio no ano passado também foi disputada por 16 clubes divididos em dois grupos, na primeira fase, os quaro melhores de cada grupo avançaram à segunda fase. Na fase seguinte, os oito classificados disputaram um mata-mata em partidas únicas. Os quatro semifinalistas disputaram as partidas também em jogo único. Já a final foi disputada em dois confrontos entre Bahia e Ceará, os cearenses se consagraram campeões.

Com regulamento reformulado para edição de 2022, teve início com 12 clubes classificados para fase de grupos e mais 24 para uma etapa preliminar em mata-mata, com três fases, que deram direito a mais quatro vagas na fase de grupos. Os demais critérios da competição seguem o mesmo regulamento da edição anterior, ou seja, sete rodadas definem os quatro classificados, depois seguem as partidas eliminatórias em jogos únicos. A final acontece em dois confrontos. O torneio tem previsão de início para 22 de janeiro.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 07 de dezembro de 2021