A arena montada na Praia do Cabo Branco, em frente ao Busto de Tamandaré, na orla pessoense, começa a receber, a partir de hoje, uma nova modalidade e competição, dentro do Paraíba Beach Games. Trata-se da Copa Nordeste de Futebol de Areia, que reunirá seis times da região. A Paraíba conta com dois representantes, o Beira-Mar e o Auto Esporte. Além deles, Alecrim-RN, Sampaio Corrêa-MA, Santa Cruz-PE e Vitória-BA também estão em busca da taça.
De acordo com o cronograma divulgado, o torneio se inicia às 16h30, com o confronto entre Vitória e Santa Cruz, e se estende até a manhã do sábado (26), quando acontecem a grande final e a disputa pela medalha de bronze. A programação ainda reserva um Desafio Internacional entre a Seleção Brasileira, hexacampeã mundial da modalidade, e a Colombiana, que acontecerá em dois momentos: na sexta-feira, às 19h30, e no sábado, às 11h.
“Para a gente, é uma honra trazer, novamente, aqui, a Seleção Brasileira; ela foi campeã recentemente, na China, e vem, depois de um evento vitorioso, aqui para a Paraíba, e isso já traz a mídia em si para o estado. E a Copa do Nordeste é um evento que a CBSB [Confederação de Beach Soccer do Brasil] tem feito juntando as categorias dos estados e faz com que o próprio nome, ‘Copa do Nordeste’, já dê uma ênfase maior ao beach soccer na região”, salientou o vice-presidente da Federação Paraibana de Beach Soccer (FPBS), Genivaldo Modesto, o Modesto Kall.
A entrada do público é gratuita, e o espaço comporta quase 3.200 pessoas. Além de assistir da arquibancada, estudantes da rede pública de ensino poderão, por meio de um projeto do Paraíba Beach Games, entrar em quadra e aprender mais sobre a modalidade, na prática.
“A gente faz várias etapas e as crianças começam a passar por elas para entender como é que é o chute de bola na areia, levantar uma bola na areia, o goleiro agarrar, como cair na areia e etc. A gente chama de clínica, a gente traz as escolas, por isso nós estamos fazendo o campeonato, a primeira Copa Escolar de Beach Soccer, com a categoria Sub-17 e a Sub-15, mas trazendo também as crianças para dentro da quadra”, explicou Modesto.
Representantes paraibanos
O diretor-executivo do Beira-Mar — clube de Cabedelo, que estará no torneio —, Márcio Vicente, descreve a oportunidade como um “privilégio”. “Primeiro que a gente tinha um sonho de jogar com os melhores do mundo, aqueles que rodam o mundo todo com o beach soccer. Eu costumo dizer que o beach soccer veio pra casa. E é um privilegio estar dentro desse processo, já que são apenas seis clubes, então, se olharmos quantos clubes da modalidade tem no Nordeste, são um tanto que dá nem pra contar, e estar entre os três escolhidos, já é uma honra; ainda mais Cabedelo, que hoje se tornou a referência do beach soccer aqui, na Paraíba”, disse.
Já Eduardo Ferreira, que comanda a equipe de futebol de areia do Auto Esporte Clube, sente-se confiante no desempenho do Clube do Povo. “A gente vai para a competição com um time bem cascudo, um time bem preparado, um time bem focado para que a gente possa chegar longe na competição e quem saiba ser campeão”.