A cidade de Cacimba de Dentro, localizada a 170 km de distância da capital paraibana, receberá, no dia 26 de outubro, a primeira edição da Trail Running, corrida que terá largada e chegada na fazenda que originou o município homônimo. O evento conta com categorias por faixa etária (18 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59, 60+), além da PcD, com troféus para os três primeiros colocados de cada grupo e brindes para os cinco primeiros na classificação geral.
A corrida já conta com 129 inscritos, mas as inscrições seguem abertas até o dia 19 de outubro, ou até serem preenchidas as 200 vagas. Os interessados podem garantir sua participação no valor de R$ 90, por meio do link na bio do perfil @casaraoyoyomoreira, no Instagram.
De acordo com uma das organizadoras, Talita Castro, o evento busca unir esporte, turismo e contato com a natureza, além de proporcionar um resgate histórico. “O avô do Arthur Fialho, meu esposo, foi um dos fundadores da cidade, e o meu esposo tem essa paixão por Cacimba de Dentro, acaba que todo mundo que tem contato com ele vai pegando isso por osmose, eu acho. Hoje, a gente tem trabalhado muito, estamos muito empenhados em desenvolver o turismo na região para ir além dessas festas comuns que a gente vê e, no ano passado, a gente conseguiu incluir Cacimba de Dentro no mapa do turismo”, explica.
“Essa primeira corrida faz parte desse trabalho de formiguinha: levar o nome de Cacimba de Dentro para a Paraíba e, posteriormente, para o mundo também, porque sabemos que o turismo rural atrai muito o turismo internacional. Praia existe em muitos lugares. Na Paraíba, há praias lindíssimas, mas no mundo inteiro também há praias lindíssimas. Já a singularidade do turismo rural, da nossa regionalidade, das características do interior do Estado, isso não se encontra em nenhum outro lugar. É único, e é isso que pretendemos trabalhar e valorizar com esse esforço voltado para o turismo rural”, acrescenta ela.
A administradora ainda relata que a escolha da modalidade esportiva e local foi pensada estrategicamente para valorizar as potencialidades da região. “Já temos 84 inscritos só de Cacimba de Dentro, e é um número bastante significativo. Observamos o surgimento de grupos de corrida na região e percebemos que o trabalho voltado ao turismo está sendo desenvolvido com força. O turismo esportivo já está presente por lá, nós só precisamos incentivá-lo ainda mais, para que a população reconheça esse potencial. Foi justamente por isso que escolhemos realizar a corrida na fazenda”, pontuou Talita.
Com percursos de 3 km e 5 km, Caminhada e Kids, o circuito rural promete ser acessível para todas as idades, níveis de habilidade e também para pessoas com deficiência, o que permite a integração entre atletas, famílias e visitantes.
“É um evento para a família. A gente quer que as pessoas levem os filhos, os pais, que esse turismo agregue cultura, saúde, esporte e família, porque o turismo em Cacimba de Dentro vai trazer essa base voltada muito para a valorização das raízes”, inicia.
“Eu, enquanto frequentadora de Bananeiras, faço muitos passeios lá, mas eu não tenho condições de levar meu sogro, que é idoso, minhas filhas, em alguns, eles até têm muitas vivências voltadas para a criança, mas não para a geração anterior. E essa é uma preocupação nossa. Então, eu não tenho como falar de turismo inclusivo, de acessibilidade, de raízes, dessa questão de família, se eu não pensar na integração com a saúde. Por isso que o esporte, a meu ver, é um caminho possível e necessário”, destaca a organizadora.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de Outubro de 2025.