Notícias

Jogos Mirins

Data da ginástica artística será definida hoje

publicado: 19/11/2025 09h09, última modificação: 19/11/2025 09h09
Demais modalidades já conheceram os campeões, após as disputas da etapa final, na Vila Olímpica Parahyba
WhatsApp Image 2025-11-18 at 10.41.36.jpg

Futebol de areia, natação e handebol são algumas das 15 modalidades que fizeram parte dos Jogos Mirins, realizados com grande sucesso pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer durante três meses | Fotos: Luciano Ribeiro/Sejel

por Camilla Barbosa*

A etapa final dos Jogos Mirins, realizada no último fim de semana, na Vila Olímpica Parahyba, atraiu cerca de dois mil atletas abaixo de 12 anos, alunos de escolas públicas e privadas da Paraíba. Agora, restam apenas as disputas da modalidade de ginástica artística (que foram adiadas em função da realização simultânea do Torneio Nacional do respectivo esporte em João Pessoa), que terá sua data definida hoje, após uma reunião com a coordenação, a partir das 10h, na sala do desporto da Sejel.

Neste ano, o evento, que faz parte do calendário anual de competições da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), abarcou 15 modalidades: futsal, voleibol, basquete, handebol, atletismo, natação, ginástica rítmica, ginástica artística, ciclismo, judô, wrestling (luta olímpica), tênis de mesa, beach soccer (futebol de areia), nado artístico e saltos ornamentais. Também houve disputas de natação e atletismo paraescolares, que propiciam a inclusão do público estudantil PcD.

“Os Jogos tiveram 1.844 crianças inscritas, de 175 escolas. Foram os maiores Jogos que a gente realizou até agora, e ele teve início no final de setembro, com as modalidades coletivas, porque elas formam chave, então leva muito tempo. Nesse final de semana, nós fizemos, tanto no sábado como no domingo, as etapas finais das modalidades coletivas e realizamos as modalidades individuais, com exceção da ginástica artística, que, por conta do Torneio Nacional, que estava havendo no Ronaldão, a Federação não dispunha de equipe de arbitragem para realizar a ginástica artística nesse período”, explicou Toinho Meira, coordenador da competição.

Ele ainda assegurou que haverá premiação para as quatro escolas com melhor torcida, estimulando a participação ativa dos estudantes e familiares. Além disso, a somatória dos pontos conquistados nas categorias e modalidades esportivas, tanto individuais quanto coletivas, definirá o campeão geral, que será reconhecido em uma premiação ao fim do ano. Também serão contempladas as três escolas públicas com melhor desempenho geral, reforçando o incentivo à competitividade e ao desenvolvimento do esporte escolar.

O coordenador dos Jogos Mirins reforçou a importância do esforço coletivo para que a competição tenha obtido êxito. “A gente quer, evidentemente, agradecer ao Governo do Estado, através da Sejel, por meio do secretário Lindolfo Pires, que esteve com a gente todo esse tempo. E quero agradecer também a todos aqueles que ajudaram. Nós tivemos o apoio de muitas escolas, muitas instituições, de federações, dos técnicos, dos coordenadores de esportes das escolas, então somos um conjunto muito grande de pessoas que puderam proporcionar um dos maiores Jogos Mirins realizados até a presente data”, comentou Toinho.

Torneio Nacional de GA

Após sete dias de disputas, o Torneio Nacional de Ginástica Artística chegou ao fim no último domingo (16), no Ginásio Ronaldão, em João Pessoa. Ao todo, quase 1.500 ginastas, representantes de 91 entidades de 22 estados brasileiros, passaram pelo espaço durante a semana.

A professora Kaethy Vasconcelos, responsável pelo CT Kaethy Little, de Cabedelo, comemora as conquistas no evento, que, segundo ela, vão além de pódios. “Levamos mais de 40 ginastas em todas as categorias e níveis e tivemos grandes resultados. Quando a gente fala de grandes resultados, não é só de medalhas, a gente fala de processos, de superação, de treinamento, de constância, de disciplina, de coragem e o quanto é transformador o esporte na vida das nossas crianças, nossos jovens e adultos”, inicia ela.

“É um sonho pisar num solo de ginástica artística. É um torneio tão importante para essas crianças, já que esse esporte, a ginástica artística, está no auge, trazendo muitos resultados e com muitas vidas transformadas. Eu estou muito feliz por ter participado juntamente com as crianças. A gente sabe que é um trabalho de muito amor, de muita dedicação e de muita perseverança”, acrescenta Kaethy.

Os entusiastas paraibanos da modalidade têm ainda mais motivos para comemorar. Isso porque, na última segunda-feira (17), o Governo da Paraíba, por meio da Sejel-PB, em parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), entregou novos equipamentos ao Centro de Excelência Loterias Caixa de Ginástica, localizado no bairro de Mangabeira, na capital paraibana.

O novo tablado com amortecimento para impacto e o tapete tem 14 m de largura por 14 m de comprimento modernizarão as condições de treino de 160 crianças na faixa etária de cinco a 10 anos que usufruem do espaço na modalidade de ginástica rítmica.  “A instalação desse novo tablado pelo Governo da Paraíba e pela Confederação Brasileira de Ginástica vai ajudar muito às atletas, pois é importantíssimo para elas, por conta da iniciação no esporte, treinar em equipamentos modernos”, disse a professora Deborah Martins.

Para Ricardo Resende, CEO da CBG, o estreitamento na relação entre o Governo da Paraíba e as entidades esportivas nacionais vem gerando bastante repercussão positiva para o estado. “Essa abertura que o Governo da Paraíba tem com as confederações só está fazendo com que a Paraíba continue recebendo grandes eventos e celebrando parcerias. Foi aqui que Rebeca e as demais medalhistas se apresentaram logo após o ouro em Paris e, agora, 1.400 atletas de todo o Brasil estiveram no Torneio Nacional de Ginástica e, como legado, já deixa uma modernização nesse Centro de Excelência”.

“Agora, as crianças alunas desse Centro vão poder treinar sobre um tablado que é o mesmo utilizado nos grandes clubes nacionais e internacionais. E isso graças ao incentivo que o Governo da Paraíba vem dando às modalidades esportivas, como é o caso da ginástica rítmica, contemplada também com o tapete profissional e assim, as professoras também sintam-se contempladas”, frisou o secretário da Sejel, Lindolfo Pires.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de novembro de 2025.