Notícias

brasília

Delegação paraibana embarca para os Jogos da Juventude

publicado: 09/09/2025 08h54, última modificação: 09/09/2025 08h54
2024.11.19_jogos da juventude © roberto guedes (506).JPG

A natação é uma das modalidades a serem disputadas na primeira semana dos Jogos da Juventude | Foto: Roberto Guedes

por Camilla Barbosa*

Falta apenas um dia para o início dos Jogos da Juventude 2025, mega evento esportivo organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), sediado, neste ano, no Distrito Federal, em Brasília. Com 15 dias de duração, a maior competição multiesportiva do país para atletas de até 17 anos vai reunir cerca de 5 mil jovens de todas as regiões do Brasil na capital federal.

Esta edição conta com recorde de atletas inscritos, sendo mais de 4.700 esportistas, com destaque para a maioria feminina. São 2.369 atletas mulheres e 2.231 homens; além de 837 treinadores presentes.

A programação inclui disputas em 20 modalidades esportivas e é dividida em três blocos. O primeiro, que inicia amanhã e vai até o próximo domingo (14), terá provas de atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, natação, tiro com arco e tênis de mesa; o segundo, de 15 a 20, reúne as modalidades de águas abertas, triatlo, luta olímpica, remo indoor/virtual, basquete, futsal e vôlei de praia; o terceiro e último, de 21 a 25, reúne badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol.

A delegação da Paraíba contará com 209 pessoas, sendo 173 atletas, 28 técnicos e 8 dirigentes. Desembarcam, hoje, em Brasília, 67 atletas deste grupo, que participarão das disputas do primeiro bloco. O chefe da delegação, Zé Hugo, já está no local da competição desde o último sábado (6), junto aos dirigentes dos demais estados.

“Já está tudo preparado, hotel e tudo mais, só esperando a nossa delegação. No ano anterior, nós fomos sexto lugar no Brasil, e a expectativa e a tendência é que esse ano a gente tenha uma melhorada, haja vista os bons investimentos que o Governo do Estado está nos dando para que, realmente, a gente possa fazer e obter o melhor. Nós vamos ter a abertura amanhã, no Centro de Convenções aqui de Brasília, com uma expectativa muito grande, já que sairão daqui os futuros atletas para as Olimpíadas”, afirma Zé Hugo.

“Eu creio que, nesse ano, nós vamos melhorar mais ainda o quadro de medalhas em relação aos anos anteriores. A última edição foi em João Pessoa, na nossa casa, mas a expectativa nossa é muito grande, haja vista de que a maioria dos atletas que participaram no ano passado irão participar esse ano, ou seja, já estão habituados à competição e com experiência”, acrescenta o dirigente.

Embaixadores  

Os Jogos da Juventude contam com embaixadores que visitarão os locais de competição, onde terão contato com estudantes-atletas, assistirão às disputas, entregarão medalhas e participarão de bate-papos e ações educativas.

Os embaixadores confirmados são: Luisa Baptista para o triatlo; Rosângela Santos, no atletismo; Bruninho, no voleibol; Ketleyn Quadros e Bia Souza, no judô, Duda Amorim, no handebol; Janeth Arcain, no basquete; Giullia Penalber, no wrestling; Guilherme Toldo, na esgrima; Agatha Rippel, no vôlei de praia; Luccas Abreu, no tiro com arco; Fabiana Silva, no badminton; Renato Rezende, no Ciclismo; Lígia Silva, no Tênis de Mesa; Fabiana Beltrame, no Remo; Allan do Carmo, para Águas Abertas; Duda Amorim, no Handebol; Bárbara Domingos, na Ginástica Rítmica; e Maria Clara Pacheco, no Taekwondo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 9 de setembro de 2025.