Ivo Marques
O foco já deveria ser total no jogo importantíssimo contra o Vitória da Bahia, no próximo domingo, pela Copa do Nordeste, mas as sequelas da derrota no clássico para o Campinense, por 2 a 1, eram bem visíveis no plantel e na comissão técnico do Botafogo, ontem na apresentação da equipe. O resultado negativo contra o maior rival dos últimos anos, e os apupos da torcida, na última quarta-feira, causaram um clima de tristeza nos bastidores do clube.
Mesmo bem na tabela de classificação do Campeonato Paraibano, o clube, até o momento, só teve uma grande atuação no jogo contra o CSP, quando venceu por 3 a 1. Nos demais, apresentou muitos erros de finalização, e muitas falhas de marcação. A equipe vem tomando vários gols, mesmo das equipes consideradas pequenas.
O técnico Itamar Schulle terá de trabalhar muito para corrigir estas falhas e recuperar o lado psicológico dos jogadores, abatidos com as vaias e críticas da torcida. O próprio treinador já não é uma unanimidade entre os torcedores, que deixaram o estádio, na última quarta-feira, chamando-o de burro. Agora, o Belo, que já estreou com derrota na Copa do Nordeste para o América por 3 a 1, precisa vencer o Vitória-BA, domingo, para continuar com chances de classificação no grupo E. “É um jogo difícil, contra uma equipe da Série A. Só espero poder contar com alguns jogadores que estão entregues ao departamento médico”, disse o treinador.
Para Itamar, a equipe só conseguiu jogar o seu futebol, nos primeiros 25 minutos de partida contra o Campinense. “Nós começamos bem, fizemos 1 a 0, e tivemos chances de fazer muito mais. Depois, começamos a aceitar a marcação do Campinense, que foi feliz em 2 lances, e virou o jogo. Tentamos ainda uma reação, mas o adversário estava bem postado”, disse.
O artilheiro Rafael Oliveira, que marcou mais um gol no jogo e lidera a artilharia do campeonato com 5 gols, afirmou que a equipe perdeu chances para matar o jogo no primeiro tempo. “Nós tivemos muitas oportunidades e não fizemos. Clássico é assim, decidido nos detalhes”, afirmou o atacante.
Para o jogo contra o Vitória, o treinador deverá ter à sua disposição o meia Rafael Luz e o zagueiro Plínio, já recuperados de contusão. O volante Sapé e o zagueiro Bruno Maia já estão recuperando a forma física, e também podem ser relacionados.