Notícias

CIRCUITO BRASILEIRO

Dia de saque e voleio

publicado: 10/09/2025 08h48, última modificação: 10/09/2025 08h48
Com a disputa do qualifying, começa o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, dentro do Paraíba World Beach Games
Brasileiro Vôlei Praia_F. Evandro Pereira (7).JPG

Muita disputa, a partir de hoje, na Arena do Paraíba World Beach Games, com o melhor do vôlei de praia | Foto: Evandro Pereira

por Camilla Barbosa*

Na manhã de hoje será dado o pontapé inicial em mais uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, realizado em João Pessoa. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), terá, a partir das 8h, as disputas do pré-qualifying do Aberto (a “segunda divisão”), seguidas pelos jogos do qualifying, que começam às 9h40 e vão até às 18h, na Arena Paraíba World Beach Games, montada no Busto de Tamandaré.

As etapas do Circuito Brasileiro são divididas em Top e Aberto. Disputado pelas principais duplas do ranking nacional, o Top começa a ser disputado na sexta-feira (12) e vai até  o domingo (14), reunindo 16 times: as 13 melhores parcerias do ranking brasileiro; os campeões do Aberto na etapa anterior; e duas duplas convidadas.

Já o Aberto, fundamental para somar pontos no ranking, acontece até o sábado (13), e a dupla campeã garante vaga no Top 16 da etapa seguinte. A competição é formada por 16 times no torneio principal: seis duplas classificadas pelo ranking após a definição do Top 16; duas duplas convidadas; e oito duplas classificadas pelo qualifying (com até 36 duplas).

Participação de paraibanos

O torneio contará com atletas de todo o país, inclusive da Paraíba, como é o caso de George Wanderley, atleta local com mais conquistas da competição (campeão do Circuito Brasileiro em 2022, 2020 e 2019, jogando ao lado do capixaba André Stein). Junto ao sul-mato-grossense Saymon Barbosa, seu atual parceiro nas quadras, estão na vice-liderança do ranking.

Para Carlos Fernandes (Cascata), presidente da Federação Paraibana de Voleibol (FPBV), a oportunidade de sediar, mais uma vez, uma competição desse porte assegura a João Pessoa sua posição de protagonismo a nível mundial na modalidade esportiva.

“Nós somos a única cidade do Brasil a ter sediado quase todas as etapas. Ficamos de fora apenas de uma etapa, durante a pandemia, porque foi realizada dentro de Saquarema, onde só tinha acesso os atletas e a comissão técnica, por causa da pandemia. Então, essa será a nossa 32a edição da etapa de vôlei de praia aqui em João Pessoa. É importante porque incentiva os mais jovens. A população de João Pessoa e da Paraíba são apaixonados por vôlei de praia e isso incentiva os mais jovens a praticarem a modalidade”, disse.

“João Pessoa, sem modéstia nenhuma, é um dos locais em que tanto atletas como comissões técnicas, técnicos e dirigentes adoram, perguntam logo, todo ano, quando é a etapa de João Pessoa, porque é uma etapa diferenciada. Pela presença do público, pela participação. E, com isso, nós temos várias duplas que vêm ao longo do tempo, permanecendo entre as primeiras duplas, tanto do Brasil como classificadas em vários grandes eventos do Mundial”, acrescentou Cascata.

Para os irmãos gêmeos paraibanos Renato e Rafael, a etapa promete ser especial, já que voltarão a jogar juntos, com a presença da família e dos amigos na arquibancada. Como parceiros, eles foram campeões mundiais sub-21, campeões pan-americanos junior e brasileiro sub-19 e sub-21. A dupla se desfez em 2020 e retorna, pontualmente, para essa etapa em casa.

“No ano passado, não pude jogar em João Pessoa por estar lesionado. Estou muito feliz de poder voltar a jogar aqui, ao lado do meu irmão. Vai ser incrível jogar com ele em uma competição tão disputada como o Circuito Brasileiro. Eu só espero fazer um bom torneio e alegrar todos os amigos e familiares que irão prestigiar a gente. Estou tentando controlar a ansiedade e focar apenas no nosso desempenho. Quem sabe conseguimos uma medalha dentro de casa”, disse Renato à CBV.

“Vai ser muito especial. Já tínhamos vontade de jogar uma etapa juntos para matar a saudade e acabou que bateu exatamente com a etapa de João Pessoa. Jogar ao lado do meu irmão, depois de quatro anos e vários títulos conquistados juntos, vai ser muito especial. Principalmente porque na arquibancada vão estar todos os nossos amigos e família. Estamos muito felizes e animados para jogar em casa”, ponderou Rafael..

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de setembro de 2025.