Botafogo e Treze entrarão em campo, hoje, para registrar mais um “Clássico Tradição” em confronto válido pelo complemento da 8a rodada do Campeonato Paraibano, a partir das 20h30, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, num confronto que vai além da rivalidade e vale a liderança da competição, restando somente uma rodada para o fim da fase classificatória.
As duas equipes chegam para o confronto já classificadas, com o Botafogo sustentando a liderança com 17 pontos e a única invencibilidade do torneio com uma campanha marcada por cinco vitórias e dois empates. Para o alvinegro da estrela vermelha, a vitória confirma a primeira colocação e a vantagem de jogar o segundo jogo da semifinal como mandante.
Além de tentar consolidar a liderança, o Belo tenta também manter o bom retrospecto nos últimos jogos que enfrentou o rival como mandante. O clube acumula três vitórias e três empates, desde a última vez que foi batido pelo Galo, em 2017. Quem não quer deixar escapar a oportunidade de confirmar a liderança na primeira fase é o meia Bruno Leite, com a camisa do Botafogo, o atleta de 23 anos tem 12 partidas disputadas e dois gols marcados. Ele trata o clássico como uma final, projeta um jogo difícil, mas acredita na vitória.
“Enfrentaremos o adversário dando a devida importância que o clássico merece e, ainda mais, por se tratar do jogo que pode confirmar a 1a colocação. O nosso primeiro objetivo era conseguir a liderança e já conseguimos de forma antecipada, vamos tratar o jogo como uma final, sabendo que clássico não se joga, se ganha, pois o nosso objetivo é buscar a liderança até o fim da primeira fase”, destacou.
Para o duelo contra o Galo, o treinador Moacir Júnior não terá desfalques e ainda poderá contar com mais uma opção. Anunciado na última semana como novo reforço para a sequência da temporada, o lateral-esquerdo Evandro, pode ser uma novidade no time.
De acordo com dados disponibilizados pelo historiador, Raimundo Nóbrega, o Treze é soberano no confronto geral dos 418 jogos do Clássico Tradição, totalizando 161 vitórias contra 124 do Botafogo e mais 133 empates. Em se tratando dos duelos válidos pelo Campeonato Paraibano, o Galo tem uma pequena vantagem de duas vitórias (32 contra 30) e mais 19 empates, nos 81 jogos disputados.
Se quiser terminar a rodada na liderança, o Treze terá de repetir o feito de 2017, quando bateu o alvinegro por 1 a 0, no Almeidão, pela última vez na competição, o que faria o Galo chegar aos 18 pontos, ultrapassar o rival na tabela de classificação, para ir à última rodada em mais clássico, dessa vez contra o Campinense, com chances de carimbar a liderança na partida final da primeira fase.
Atual vice-líder, o alvinegro de Campina Grande iniciou a disputa no torneio com duas derrotas, mas emplacou uma sequência de cinco vitórias para carimbar a classificação de forma antecipada.
“Nosso objetivo vai além da classificação, a prioridade neste primeiro semestre é chegarmos longe no Campeonato Paraibano, pois é essa competição que nos garante calendário para a próxima temporada. Vamos entrar em campo tentando manter o nível de concentração das últimas partidas, para buscarmos uma vitória que nos deixe em condições de confirmar a liderança na última rodada”, pontuou o treinador, Willian de Mattia.
Para comandar o confronto 82 em jogos pelo Campeonato Paraibano, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, a Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba (Ceaf-PB), escalou Willian Cácio de Oliveira como árbitro principal, Rafael Guedes de Lima e Schumacher Marques Gomes nas assistências, além de Afro Rocha de Carvalho Filho como árbitro reserva.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de março de 2024.