Após dois dias consecutivos de disputas, a maior parte das modalidades individuais da Categoria B (15 a 17 anos) da etapa estadual dos Jogos Escolares da Paraíba já definiu seus campeões. Os vencedores se preparam, agora, para representar o estado nos Jogos da Juventude, que serão realizados na capital pessoense, em novembro.
A competição iniciou na tarde da última terça-feira, com a ginástica rítmica, na Vila Olímpica Parahyba. Ontem, o local voltou a receber outros atletas, desta vez no atletismo, badminton, judô, wrestling, natação, taekwondo e tênis de mesa. O CT Grande Sacada, na Praia de Cabo Branco, sediou as disputas de vôlei de praia, e o Centro de Treinamento Kaethy Lira, as de ginástica artística. A única modalidade que ficou de fora foi o ciclismo, que tem prova programada para acontecer durante a tarde do próximo dia 17, com largada às 15h, na Estação Ciência.
Além do amor à prática esportiva, outros fatores como a trajetória de superação e o desejo de chegar ao topo — no esporte e na vida — são marcas em comum dos 500 jovens atletas participantes. Um desses exemplos é a taekwondista guarabirense Maria Luiza, que luta na categoria até 49 kg e foi enfática ao citar suas inspirações e objetivos:
"Tenho muitas [inspirações]. Ícaro [Miguel], Milena [Titoneli], Netinho, que ganhou, foi medalha de bronze olímpica agora, todos são muito inspiradores. E poder, um dia, chegar à seleção, se Deus quiser, é um sonho. Eu amo esporte e eu recomendo: pratique esportes, é muito bom. Você se sente mais forte, você tem mais autoconfiança e isso é muito importante”, declarou.
O treinador dela, Abmael Vanderson, já acumula mais de três décadas dedicadas a moldar novos atletas. Para ele, a função é muito mais que uma simples profissão; é ter a responsabilidade de lidar com pessoas e seus sonhos, o que, indiretamente, lhe traz satisfação pessoal também.
"Ser técnico é ser um verdadeiro ‘bombril’: é técnico, psicólogo, às vezes é pai, às vezes é mãe, é nutricionista, então, a gente tem que saber dosar a forma de conversar e treinar os alunos. E as crianças de hoje em dia vêm com o sonho de chegar às Olimpíadas, a gente teve Netinho agora que foi medalhista, então, a gente tem que entender que não é só o nosso sonho, é o dos atletas. Temos que saber lidar e trabalhar para que eles cheguem lá e realizem”, pontuou Abmael.
Já Vinicius Oliveira, atual campeão dos Jogos da Juventude (realizados em Ribeiro Preto, no ano passado) na prova de 3000 metros, garantiu a vaga para participar, novamente, da competição e defender o título. O atleta, natural do município Pilõezinhos, descreveu a emoção da conquista recente: “Sensação muito boa porque os Jogos da Juventude é uma competição que tem grandes atletas, uma grande estrutura, e mais feliz ainda porque vai ser aqui, em João Pessoa, que é praticamente em casa”, comentou.
O secretário-executivo de Esporte e Lazer da Paraíba, Harlen Vilarim, esteve acompanhando de perto o evento e afirmou que incentivar o desporto escolar, o qual, por sua vez, propicia o descobrimento de novos talentos paraibanos, é uma das metas da Sejel e do Governo do Estado.
“Temos que agradecer a todos os atletas que estão presentes, haja vista que passaram 26 mil atletas nos Jogos Escolares da Paraíba para que chegasse essa fase final estadual, onde daqui sairão os maiores campeões para representar o nosso estado nos Jogos da Juventude[...]. O Governo do Estado tem esse cuidado pelo fomento ao esporte, principalmente pelo desporto escolar, e vem apoiando diretamente todos esses eventos sejam eles escolar, amador, profissional, ou alto rendimento. Então, a gente fica feliz em saber que estamos atingindo altos índices na questão de premiação, de hotel bom, de alimentação de qualidade para que os atletas possam, de fato, competir da melhor forma possível e assim representar o nosso estado”, expressou.
Jogos da Juventude
Pela quinta vez, João Pessoa receberá os Jogos da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Entre 13 e 28 de novembro, mais de 4,5 mil atletas, dentro da faixa etária de 15 a 17 anos e advindos de escolas públicas e privadas de todo o país, competirão em 18 modalidades ofertadas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de setembro de 2024.