Nem o sol forte da capital mato-grossense ou o alto nível das duplas adversárias enfrentadas foram capazes de impedir a dupla de vôlei de praia composta pelos paraibanos Erick Daniel e Rafael Andrade de subir, na manhã de ontem, ao lugar mais alto do pódio da Segunda Etapa do Circuito Brasileiro de Seleções Sub-19. De forma invicta, os pessoenses sagraram-se bicampeões do torneio, que aconteceu em Cuiabá, entre o último domingo e ontem.
Comandados pelo técnico Osmair Luiz, os jovens venceram, de virada, a dupla paulista Luiz Arthur/Gabriel, por 2 sets a 1, com parciais de 14 - 21 / 21 - 16 / 15 - 12. Na semifinal, realizada na terça-feira (25), Erick e Rafael derrotaram a dupla carioca Felipe Lyra/Fabrício Masini, também por 2 a 1. Com o desempenho alcançado na competição, os paraibanos ficaram com o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), totalizando 800 pontos acumulados.
Os campeões já vêm sendo destaque nas areias do Brasil afora. Em maio, eles já haviam conquistado o ouro na primeira etapa do Circuito Brasileiro Sub-19, realizada em Brasília, após derrotarem os mesmos adversários da final em Cuiabá. Em setembro do ano passado, a dupla conquistou a etapa de Fortaleza do mesmo torneio, sendo na categoria Sub-17.
A diretora do Departamento de Vôlei de Praia da Federação Paraibana (FPBV), Nayara Elis, que acompanhou de perto a etapa, considera o desempenho da dupla na competição como perfeito.
“Foi uma bela campanha dos meninos. Apesar do clima bem quente em Cuiabá, Erick, também, na semifinal ainda se machucou, e nós [da Federação] tivemos que ir à fisioterapia com ele, mas eles ficaram bem para a final. A campanha deles na competição foi perfeita: ganharam os dois jogos da chave, quartas, semifinal e final, passando por equipes de estados como Rio de Janeiro e Paraná, além de ganhar de São Paulo na final”, comentou.
A dupla tem acumulado pódios, também, em etapas do Campeonato Paraibano de Vôlei de Praia, o que Nayara aponta como crucial na preparação para as competições em nível nacional.
“A Paraíba é um dos poucos estados que investem nos campeonatos estaduais de base, e, além deles se manterem nessa prática dentro do estado e estarem participando de competições, a gente também seleciona os que participam para representar a Paraíba, ou seja, os que não participam não têm essa chance”, disse.
Erick Daniel foi convocado, recentemente, pela CBV, para um período de treinamento e amistosos que será realizado entre os dias 26 de junho e 8 de julho, em Metz, na França. Um dos objetivos é preparar o grupo que representará o Brasil no Mundial Sub-19, que acontecerá neste ano. Além dele, o técnico Osmair também acompanhará o grupo.
“É consequência do trabalho feito e do resultado dele desde o início do ano, e agora melhor ainda para a Paraíba, pois quem vai como técnico auxiliar para o Mundial Sub-19 da China é o Osmair, o técnico dele. Foi uma convenção dos técnicos do Brasil e a CBV de que os técnicos que estivessem em primeiro no ranking fossem como auxiliares na comissão técnica do país. E, além do atleta, agora teremos o técnico”, explicou Nayara.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de junho de 2024.