A grande final do Campeonato Paraibano Sub-17 começa hoje, tendo Liga de Sousa e Queimadense disputando o título. A partida de ida acontece no Estádio Marizão, às 19h. Já o segundo confronto será realizado no dia 8 de maio, às 19h, no Estádio Amigão, em Campina Grande. A competição teve início no dia 28 de março e contou com 30 equipes. O campeão assegurará vaga na Copa do Brasil da categoria.
Para chegar à decisão, os dois clubes e outros 28 foram distribuídos em seis grupos com cinco times cada um. Dentro das chaves, todos se enfrentaram em turno único, realizando dois jogos em casa e dois fora. Classificaram-se os dois melhores colocados em cada grupo, além dos quatro melhores terceiros no geral, totalizando assim 16 agremiações, que estiveram no mata-mata.
Queimadense
Humberto Lopes, presidente da Queimadense, falou com o jornal A União sobre a campanha de sua equipe e sobre todo o trabalho para fazer um bom campeonato. “Nosso desempenho no Paraibano Sub-17 é histórico e motivo de muito orgulho para todos nós. Chegar à final coroa o trabalho sério que vem sendo feito na base do clube. Eliminamos grandes adversários com muita personalidade e consistência tática”, destacou.
“Nossa expectativa para a final contra a Liga de Sousa é a mais alta e positiva possível. Sabemos que enfrentaremos um adversário qualificado, mas o nosso grupo ganhou muita casca e confiança ao longo do campeonato. O foco agora é manter a intensidade física e a disciplina tática que nos trouxeram até aqui. Respeitamos muito o rival, mas estamos trabalhando forte para fazer história e levar essa taça inédita”, completou.
Na primeira fase, a Queimadense esteve no Grupo Agreste e terminou a primeira fase na liderança. No mata-mata, passou por Desportiva Guarabira, Mixto e Avaí. A equipe da cidade de Queimadas tem feito bons trabalhos nas categorias de base. Em 2023, por exemplo, foi terceiro colocado no Paraibano Sub-20. A partir de hoje, busca fazer história vencendo no Sub-17 de forma invicta, desconsiderando a derrota por 1 a 0 para o Mixto nas quartas de final. A Onça foi eliminada após a utilização de um atleta em condição irregular na partida.
“Os resultados não aconteceram ao acaso. Isso é resultado de três pilares essenciais da nossa base: planejamento a longo prazo, trabalho diário da comissão técnica na evolução tática e no amadurecimento mental desses jovens e, por fim, o profissionalismo da diretoria. O reflexo disso tudo é um elenco resiliente, forte fisicamente e pronto para os momentos decisivos”, ressaltou Humberto Lopes.
O dirigente fez uma avaliação positiva da competição. “Em 2026, tem sido um torneio de altíssimo nível, cumprindo muito bem o seu papel de revelar talentos. A competitividade foi elevada com a presença de clubes tradicionais e de projetos focados, exclusivamente, na base. Um ponto negativo é a logística pesada. O deslocamento para jogos em diferentes regiões do estado em curto espaço de tempo desgasta muito os elencos”, disse.
Liga de Sousa
Na sua trajetória, a Liga de Sousa iniciou o torneio também no Grupo Agreste, que tinha Treze, Fluminense e a própria Queimadense. Nas oitavas de final, a equipe do Sertão bateu o Diamante, da capital. Na sequência, eliminou a Associação de Santa Rita. Já na semifinal, o time venceu o atual campeão, o VF4.
Liga de Sousa e Queimadense enfrentaram-se na primeira fase. A única derrota do time sertanejo no torneio foi exatamente para o rival de hoje. Em Campina Grande, os donos da casa venceram por 2 a 0. Guilherme e Lucas marcaram os gols do duelo.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de maio de 2026.