No momento, o local não está mais aberto ao público, mas em breve voltará a funcionar em outro prédio

Em Cajazeiras: museu resgata o futebol da cidade

publicado: 18/04/2022 08h38, última modificação: 18/04/2022 08h56
WhatsApp Image 2022-04-08 at 10.06.38.jpeg

Foto: Arquivo Pessoal

por Fabiano Sousa*

Instalado no Sertão paraibano, o Museu do Futebol de Cajazeiras é o espaço reservado para exposição de um acervo que aborda a trajetória e a história do futebol local. O lugar visitado pelos amantes do futebol, idealizado pelo historiador e Radialista, Reudesman Lopes, atualmente, está fechado ao público e passa por um processo de reabertura, com a perspectiva de oferecer uma nova estrutura aos visitantes.

O Museu do Futebol de Cajazeiras conta com um acervo de peças que retratam a história e a trajetória do futebol cajazeirense. O acervo conta com camisas de times amadores e profissionais, documentos históricos e peças esportivas doadas, com destaque para a coleção completa de uniformes do Atlético, o clube mais tradicional da cidade, e do Paraíba, clube profissional que também já representou o futebol cajazeirense em competições estaduais.

Entre as peças mais antigas, destacam-se a camisa réplica do primeiro time profissional de Cajazeiras, o Pitaguares Futebol Clube, fundado em 1923; Camisa do Nacional Futebol Clube, primeiro clube campeão amador da cidade, em 1928; Troféu da Copa Argemiro de Figueiredo, primeiro título conquistado pelo futebol cajazeirense. O acervo ainda tem espaço para a camisa da seleção brasileira de 70 usada por Pelé, além de uma camisa de Zico do Flamengo.

Instalado, desde 2018, no denominado “Casarão dos Sobreiras”, no centro da cidade, atualmente, o Museu encontra-se desativado. De acordo com o cuidador do acervo, a estrutura do prédio está comprometida e não oferece mais condições de segurança no local.

“Em virtude de ser um prédio muito antigo, o local tem a sua estrutura física comprometida. Para não correr o risco de perdermos todo o acervo exposto no local, retiramos o material do Casarão em outubro do ano passado. Viabilizamos outro prédio, localizado no centro da cidade, fiz uma solicitação a uma empresa privada que nos doasse, temporariamente, a estrutura, para que pudéssemos relocar o acervo e gentilmente tivemos o nosso pedido atendido”, disse Reudesman Lopes.

Para tentar manter viva a história do futebol Cajazeirense, Reudesman Lopes, luta pela reabertura do museu, em um novo local. A perspectiva é de que as novas instalações sejam inauguradas, no segundo semestre deste ano, na semana que marca o aniversário da cidade.

“Alguns amigos abnegados, contribuem com a nossa luta. Um amigo arquiteto doou o projeto com as novas instalações do museu e a prefeitura se comprometeu em fazer a reforma, no novo local. Paralelo a isso, estamos com uma campanha de arrecadação de móveis junto à população de Cajazeiras, para manter viva a história do futebol de nossa cidade”, comentou.

Mesmo sem um local fixo para exposição, as peças do acervo estarão expostas em alguns dos principais locais públicos da cidade, na programação especial da XX Semana Nacional do Museu, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), no mês de maio.

“A XX Semana Nacional do Museu acontece de 12 a 18 de maio. Estaremos com uma programação especial, com apresentação de palestras e exposição de nosso acervo na biblioteca pública Municipal e na Praça Nossa Senhora de Fátima”, revelou Reudesman.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de abril de 2022