Notícias

Entidade promove ações sociais através do esporte

publicado: 22/05/2016 00h05, última modificação: 22/05/2016 10h13
grupo.jpg

O Grupo “Lutadores em Ação” já tem 10 meses e foi criado após visita de alguns integrantes ao Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa - Foto: Divulgação

tags: Lutadores em Ação , Muay Thai , MMA , Kickboxing


Wellington Sérgio

Realizar ações sociais com o esporte foi o “casamento” perfeito para a criação do grupo “Lutadores em Ação”, com atletas (ambos os sexos) que praticam artes marciais. A ideia, que já tem 10 meses de existência, foi colocada em prática desde que houve uma visita dos integrantes ao hospital Napoleão Laureano, no bairro de Jaguaribe, na capital paraibana. A meta não foi apenas visitar, mas arrecadar materiais de higiene pessoal para todos que estavam internados. A escolha pelo nome foi uma decisão do grupo de 40 componentes, na faixa etária de 18 a 40 anos. Treze pessoas ficam responsáveis pelas decisões que são discutidas e avaliadas por todos.

O objetivo é disseminar a cultura da paz, através do esporte e ajudar aqueles que mais precisam. O conhecimento para a formação dos “Lutadores em Ação”, ocorreu através de treinos de Kickboxing, Muay Thai e MMA, realizados na academia Fightclub, em Mangabeira, além de voluntários que se engajaram na causa. Os lutadores Delberty Lamarck (MMA), Luan de Oliveira e Silas da Silva (Muay Thai), são atletas de ponta do esporte da Paraíba que fazem parte do grupo. Um dos mais experientes, Delberty Lamarck, disse que o pessoal busca sempre fazer o bem sem olhar a quem, com ações que servem de motivação para os mais necessitados.

“O que fazemos faz bem para a alma e o espírito, onde chegar a todos que estão precisando com ações benéficas é tudo de bom para o grupo. O esporte e a solidariedade conseguem realizar milagres para quem precisa de ajuda”, observou. O grupo sobrevive de rifas, doações, feijoadas beneficentes e outras ideias para arrecadar dinheiro para ajudar nas ações. O telefone de contato para quem deseja cooperar é (83) 99608 0181 ou pelas fanpages: instagram: @lutadoresemacao e o facebook: lutadores em ação.

A grande maioria dos atletas treinam com a equipe CT Fightclub, comandada pelo fundador e professor da equipe Caio César. Aulões beneficentes de Muay Thi e Kickboxing, fazem parte da programação dos “Lutadores em Ação”. De acordo com Caio os atletas são exigidos e correspondem a expectativa. Segundo ele, as exibições aconteceram em várias partes do Estado, em especial na capital paraibana. “Levamos muito a sério os treinos para que possamos ter uma equipe qualificada nas artes marciais e fazer o melhor em qualquer local. O pessoal tem correspondido a expectativa para mostrar o potencial que existe no grupo em toda a Paraíba”, comentou Caio. Entre as “estrelas” do grupo que conquistaram títulos importantes estão, Delberty Lamarck, campeão de MMA (categoria 57kg), GFC 37 e 40 de MMA (categoria 57kg) e Praieira Fight de MMA (categoria 57kg); Luan de Oliveira, vencedor da segunda etapa do paraibano de Muay Thai (categoria 65kg e 66kg), ambos em 2015; além de Silas da Silva, tricampeão Paraibano de Muay Thai, sendo duas lutas por nocaute e uma por decisão unânime, duas dessas na categoria 74kg e 83kg, respectivamente.

“Temos um potencial brilhante com atletas que não ficam devendo nada aos concorrentes de outros estados. É fruto do trabalho que é feito com amor, dedicação e garra para que possamos conquistar os objetivos”, frisou Luan de Oliveira. Dos três, Delberty tem contrato assinado com o Jungle Fight, o maior Campeonato de MMA da América Latina, com duas lutas marcadas, em Londres, na Inglaterra (falta definir as datas). De acordo com o professor Caio César as artes marciais e até o judô tem crescido muito na Paraíba nos últimos anos. Segundo ele, vários atletas têm despontado em competições nacionais e até internacionais, levando o nome da Paraíba a outros centros.

Segundo os integrantes, o objetivo do grupo é disseminar a cultura da paz através do esporte“Apesar da falta de incentivo ou apoio financeiro temos lutadores que estão trazendo resultados importantes para o esporte da terra. Queremos fortalecer ainda mais e revelar valores que podem substituir a altura o pessoal que está em atividade”, observou o professor. Caio ressaltou que os planos para o restante da temporada são a realização de novas ações, com aulas de Muay Thai em diversas instituições, marcadas para os meses de setembro e outubro. “Iremos dar continuidade as nossas ações importantes levando ajudas para quem mais precisam. Temos a certeza que estamos colaborando para que todos possam ter dias melhores na vida”, frisou Caio.

Mulheres envolvidas

Para quem imagina que só os homens praticam os esportes estão enganados no grupo “Lutadores em Ação”. As garotas estão engajadas e preparadas para subirem ao ringue para as exibições beneficentes que são feitas em vários setores da sociedade. É o caso de Janaína Gouveia Silva, que optou pelo Kickboxing e Muay Thai em benefício da saúde. Ela frisou que já praticou outros esportes, a exemplo de boxe, natação e voleibol, mas decidiu pelas artes marciais para ter uma vida melhor e mais saudável. “A parte física e a saúde de uma maneira geral melhoraram a partir do momento que comecei a praticar os dois esportes. Me identifico muito e estou melhor em todos os sentidos”, avaliou.

Janaina participa dos treinamentos com os garotos e das “lutas beneficentes”, mas não tem planos para seguir a carreira de atleta. “Treino para manter a forma e luto para participar das ações que fazemos, mas nada de competir oficialmente. Fazer o que gosto e conseguir ter uma vida melhor são fatores importantes”, disse. Outra que participa das atividades do grupo é Ana Paula Correia, que não relaxa nos treinos e deseja participar de todas as ações para dar sua contribuição. Ela frisou que se identifica com os objetivos do grupo que vem fazendo um trabalho valioso nas instituições.

“Somos todos irmãos em busca de ajudar aquelas pessoas que estão aguardando colaborações. Me identifico e sou engajada nesta luta do bem”, disse. Manter a forma e treinar com garra e determinação fazem parte de Mariana Nascimento, outra integrante do grupo “Lutadores em Ação”. De bem com a vida e disposta a acatar as decisões dos integrantes, Mariana, comentou que ações e esporte fazem a harmonia de um grupo unido e solidário em todas as ocasiões. “Estamos preparados para o que der e vier, sempre em benefício do próximo. Sinto prazer em fazer parte de pessoas que estão dispostas a contribuírem para que novas ações aconteçam na vida do ser humano”, observou.