Notícias

paraibano

Equilíbrio é a marca da 2ª Divisão

publicado: 10/09/2025 08h52, última modificação: 10/09/2025 08h52
Apenas dois pontos separam o líder Atlético do quarto colocado, a quatro rodadas para o fim da primeira fase
Foto Wdeyvison Arruda.jpg

A sexta rodada do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão será iniciada amanhã com a realização de cinco jogos | Foto: Wdeyvison Arruda/FPF

por Danrley Pascoal*

A Segunda Divisão do Campeonato Paraibano não para. Após os jogos de segunda-feira (8), as equipes voltam a campo amanhã, quando acontecem as cinco partidas da sexta rodada da primeira fase. A competição tem o Atlético de Cajazeiras como líder, com 12 pontos. Miramar (11 pontos), Confiança (10 pontos) e Desportiva Guarabira (10 pontos) estão logo atrás na tabela de classificação.

Amanhã, conforme o calendário divulgado pela Federação Paraibana de Futebol (FPF), a sexta rodada será aberta com Queimadense e Confiança, no Ernestão, em Queimadas, às 15h. No mesmo horário, no Almeidão, em João Pessoa, o Miramar joga contra a Desportiva Guarabira. Às 19h, no José Cavalcanti, em Patos, o Sabugy recebe o São Paulo Crystal. Já às 20h, tem duas partidas: Serrano e Atlético de Cajazeiras, no Feitosão, em Monteiro; e Cruzeiro e Spartax, no Zezão, em Itaporanga.

Depois de cinco rodadas disputadas, o Miramar tem o melhor ataque, com 17 gols marcados. No quesito bola na rede, o Sabugy carrega o dado negativo de ainda não ter marcado nenhum tento. Além disso, é o único time que não somou pontos, sendo lanterna do certame. Na liderança, o Atlético de Cajazeiras está entre as agremiações com as melhores defesas, tendo tomado apenas quatro gols, mesma quantidade do vice-líder, o Tubarão do Porto.

Com 25 jogos realizados, 85 gols foram marcados, contabilizando uma média de 3,4 por partida. O Campeonato registrou duas grandes goleadas: Sabugy (0x7) Atlético de Cajazeiras; e Miramar (7x0) Sabugy. O time de Santa Luzia tem a pior defesa: além dos 14 sofridos nessas duas partidas, ainda tomou mais oito, totalizando 22.

Sequência da competição

Conforme o regulamento, o líder e vice-líder avançam direto para as semifinais (Atlético de Cajazeiras e Miramar, neste momento). Essas equipes apresentam os melhores desempenhos do torneio e devem brigar, até o fim da fase classificatória, pelas duas primeiras posições. As equipes posicionadas do terceiro ao sexto  lugar (Confiança, Desportiva Guarabira, Serrano e Cruzeiro de Itaporanga, após a quinta rodada) vão duelar em um mata-mata que define os outros dois semifinalistas. Da mesma forma, São Paulo Crystal e Sabugy seriam rebaixados, já que ocupam as duas últimas posições.

Eleições no Campinense

Os próximos dias prometem ser quentes nos bastidores do Campinense Clube. No próximo domingo (14), acontecem as eleições que definirão os Conselhos Diretor, Deliberativo e Fiscal da Raposa para o biênio 2026– –2027. O pleito ocorre durante todo o dia, das 8h às 18h, no Estádio Renatão.

Para o Conselho Diretor (Presidente, Vice-Presidente, Diretor de Administração e Finanças, Diretor de Futebol e Diretor de Patrimônio), têm duas candidaturas confirmadas: uma encabeçada pelo atual presidente Flávio Torreão, e a outra, de oposição, liderada por Mércio Franklin.

Para o Conselho Deliberativo, serão eleitos 33 membros titulares e 11 suplentes. Para o Conselho Fiscal, serão escolhidos cinco membros titulares e quatro suplentes. Poderão participar do pleito os associados que estão em pleno gozo de seus direitos estatutários; cadastrados no sistema oficial do Clube; quites com todas as obrigações financeiras até agosto de 2025; bem como com, no mínimo, um ano ininterrupto de associação até a data da eleição.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de setembro de 2025.