Marcos Lima
O handebol feminino da Paraíba está na final dos Jogos Escolares da Juventude edição 2016, faixa etária 12-14 anos, que se encerra hoje, em João Pessoa. Ontem de manhã, as alunas do Colégio Motiva, que representam o Estado na competição, sofreram para vencer o Colégio Santa Helena, de Alagoas, pelo placar de 17 a 16. Um jogo disputado ponto a ponto, e no final, prevaleceu a superação das atletas paraibanas. Hoje, voltam as quadras para decidir a medalha de ouro. Enfrentam o Colégio Ulbra, da cidade de Palmas, Tocantins.
A semifinal de ontem aconteceu no ginásio O Ronaldão, em João Pessoa. A equipe paraibana em alguns momentos, chegou a “dormir” em quadra, dando a entender que as adversárias deixariam a praça esportiva com a classificação às semifinais, no entanto, com o apoio da torcida e fôlego de sobra, as alunas do Colégio Motiva se superaram, foram buscar forças onde praticamente não existiam e deixaram o ginásio com a vaga assegurada na grande final.
Um dos que mais comemorou a façanha foi o treinador Amiel, que considerou o jogo muito difícil, até mesmo por se tratar de um adversário bem montado e organizado. O resultado, no entanto, credencia o handebol feminino da Paraíba no ápice do maior evento estudantil brasileiro para atletas entre 12 e 14 anos. A briga agora é deixar o título na Paraíba, Estado sede da competição.
Para chegar a grande final dos Jogos Escolares da Juventude, edição 2016, o handebol paraibano, representado pelo Colégio Motiva, venceu seus quatro jogos disputados. Na primeira fase classificatória, passou pelos estados do Ceará, Bahia e Santa Catarina e ontem despachou Alagoas.
No voleibol feminino, pela Segunda Divisão da categoria feminina, o IE Colégio e Curso perdeu para a Escola Fátima do Distrito Federal. Com o resultado, a equipe paraibana vai disputar o bronze hoje contra a Escola Dom Bosco, de Tocatins.
Os medalhistas dos torneios das modalidades coletivas serão conhecidos hoje, último dia dos Jogos Escolares. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba.