Espectros briga por vaga na final contra o Cuiabá Arsenal

publicado: 19/11/2017 00h05, última modificação: 19/11/2017 00h05
4.jpg

O Espectros é o atual campeão da Conferência Nordeste, inclusive com vários jogadores na seleção - Foto: Rafael Passos

tags: espectros , futebol americano

Ivo Marques

Os desportistas pessoenses terão neste domingo (19) um grande motivo para comparecer, em grande número, ao Estádio Almeidão. Desta vez, não para assistir a um jogo do tradicional futebol, mas sim do futebol americano. O João Pessoa Espectros, um dos melhores times da modalidade no país, vai enfrentar o Cuiabá Arsenal-MT, valendo pela semifinais do Campeonato Brasileiro 2017. O jogo está programado para às 16h. O vencedor vai disputar a final com o ganhador da outra semifinal, entre Coritiba Crocodile-PR x Sada Cruzeiro-MG. O João Pessoa Espectros chegou a esta semifinal após conquistar a Conferência Nordeste, no final do mês passado, com uma vitória esmagadora sobre o Ceará Caçadores, por 40 a 0. Esse foi o oitavo título nordestino do clube pessoense. Já o adversário deste domingo venceu a Conferência Centro-Oeste, derrotando o Tubarões Cerrado por 19 a 10.

O jogo tem um caráter de vingança para o Espectros, já que na única vez em que as duas equipes se encontraram, o time do Mato Grosso levou a melhor. Foi, por coincidência, em outra semifinal, em 2012, no primeiro Campeonato Brasileiro disputado pelo Espectros. O jogo foi em Cuiabá, e o time da casa venceu por 21 a 20, tirando as chances dos paraibanos de chegarem à final daquele ano. “Este é um fator de grande motivação para nós. Os nossos atletas estão focados, e agora, jogando em nossa terra e com o apoio de nossa torcida, vamos dar o troco a eles, e carimbar nosso passaporte para a final”, disse o técnico da equipe pessoense, Kelvin Veloso, com desejo de vingança.

Apesar do otimismo, o treinador do Espectros espera um jogo muito difícil, duríssimo, decidido nos pequenos detalhes. “Vamos enfrentar um adversário cascudo, acostumado com grandes decisões. Já foi campeão brasileiro em 2010 e 2012. A equipe tem grandes jogadores, e um grande conjunto, mas acredito na nossa superação”, acrescentou. Para Kelvin, a equipe do Espectros este ano é mais experiente do que a do ano passado, que chegou às semifinais quando foi derrotada pelo Flamengo. “Em 2016, nós renovamos muito a equipe e alguns jogadores não tinham muita experiência. Agora nosso time está mais calejado, com líderes em campo e isso faz a diferença”, disse.

O João Pessoa Espectros chega a esta semifinal com qualidades que estão chamando a atenção dos amantes deste esporte no país. A equipe tem a segunda defesa menos vazada do Brasil, e com um alto número de pontos. “Nós fazemos muitos pontos, e grande parte desses pontos foi marcada pelos nossos defensores. Além do mais, nossa equipe tem hoje um elenco completo. Nosso banco é maravilhoso, quando sai um titular, o jogador que entra é do mesmo nível”, afirmou Kelvin.

Seleção Brasileira

Quando o treinador Kelvin Veloso fala que tem um grande elenco, ele não está exagerando. O Espectros tem nove atletas que acabaram de ser convocados para a Seleção Brasileira, que vai realizar um amistoso contra a Argentina, no próximo dia 16 de dezembro, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Os convocados foram Diego Aranha, Edvaldo Holanda, Heron Azevedo, Éverton Antero, Rodrigo Dantas, Edvaldo Rosas, Flávio Gouveia, Marcos Hércules e Lenin Caldeiras. A apresentação dos paraibanos será no dia 14, na capital mineira.