Com ótimas campanhas, com direito a eliminação de times historicamente mais fortes, Confiança de Sapé e Esporte de Patos estão na final da edição 2025 do Campeonato Paraibano Sub-20. No último domingo (27), pela volta da semifinal, o primeiro superou o Botafogo--PB, enquanto o segundo venceu o Campinense, e agora os dois vão em busca da taça da competição. No entanto, ambos já garantiram vaga para representar a Paraíba na próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será disputada em janeiro de 2026, na qual o time patoense vai debutar.
O Confiança entrou em campo após ter assegurado um empate sem gols contra o Belo no jogo de ida, na Maravilha do Contorno. Jogando em casa, o Papão venceu o Alvinegro da Estrela Vermelha por 2 a 0 e avançou, mais uma vez, para a grande final do torneio. O time sertanejo, por sua vez, tinha superado o Campinense por 2 a 0, no jogo de ida, no Estádio José Cavalcanti. O Patinho foi até o Estádio Amigão e, diante da torcida raposeira, anotou 3 a 2 contra o Rubro-Negro, carimbando o passaporte para a final da competição estadual.
Essa é a quarta vez que o Papão garante vaga para o torneio nacional. Para Wilson Nascimento, presidente do clube, no entanto, o momento é de foco total na finalização do Estadual.
“Conquistamos a quarta vaga, já indo para a final com essa missão. Uma missão de, mais uma vez, representar a Paraíba, representar a cidade de Sapé, representar essa torcida que ama o clube. E, se Deus quiser, nós vamos lutar, não deixando que isso suba para a cabeça. É apenas mais uma competição, mas nós vamos focar, sim, nos jogos para conquistar, mais uma vez, o título da competição Sub-20 deste ano”, disse.
O time sapeense aproveitará o tempo até o jogo para se preparar. A Federação Paraibana de Futebol (FPF) marcou a partida de ida da final para o domingo (3), no Estádio José Cavalcanti, em Patos. O duelo de volta vai ser realizado no dia 9, na Toca do Papão. A disputa pelo 3o lugar entre Campinense e Botafogo-PB acontece na sexta-feira (1o), às 19h, no Estádio Amigão, em Campina Grande. “Vamos continuar o mesmo trabalho, continuar corrigindo algumas falhas, melhorando o rendimento, a condição física, a condição técnica e a prática dos atletas. Vamos para cima com esse objetivo, respeitando todas as equipes. Em especial, essa equipe, que também está na final, que é o Esporte de Patos. Sempre respeitando o adversário, mas tentando fazer o melhor futebol e trabalhar para ganhar. Uma final se compete com o trabalho, se compete dentro de campo, isto é, honrando a camisa e valorizando cada trabalho que é apresentado, implementado pela comissão para que os atletas possam resolver isso dentro de campo”, afirmou o dirigente.
Para a agremiação sertaneja, a participação da Copinha ainda é uma experiência inédita. O presidente do clube, Marco César, comemora a conquista da vaga.
“O objetivo foi alcançado, que era o acesso à Copinha. O título paraibano é consequência. Mas, já que a gente já está na final, agora vamos nos preparar, conversar com os atletas e mostrar que o título, para eles, é de ainda mais importância para o currículo deles no futuro; sair de um campeonato desses com o título, e também para a equipe do Esporte de Patos”, ressaltou.
“Começamos um pouco tarde o campeonato, apresentamos o time, faltando, praticamente, 15 dias. O time veio, a gente foi demonstrando aos atletas como poderia ser, o que era vestir a camisa do Esporte, era sempre assim, na garra, na luta. O Esporte sempre foi isso, desde a sua origem. Não temos essas condições financeiras tão grandes, mas a união da diretoria e da torcida, principalmente, junto com os atletas, que entenderam como é feito esse futebol, fez o time dar liga”, destacou Marco César.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 29 de julho de 2025.