Depois de realizadas as etapas regionais dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2025, a comunidade atleta-estudantil vai, agora, para as disputas da fase estadual, que classifica os participantes para os Jogos da Juventude (de 15 a 17 anos) e Jogos Escolares Brasileiros (de 12 a 15 anos). A partir de amanhã, a categoria B terá as competições na Vila Olímpica, em João Pessoa, nas modalidades: atletismo, judô, natação e tênis de mesa, além do vôlei de praia, que acontecerá no Centro de Treinamento Cangaço, na praia do Cabo Branco.
Nos dias 3 e 4, na Vila Olímpica, no ginásio do Colégio Motiva e na Fundação Gama, respectivamente, haverá o basquete, handebol e a luta olímpica. Nos dias 6 e 7, haverá disputa do futsal, no Colégio da Polícia Militar, e vôlei, no ginásio da Universidade Federal da Paraíba.
As disputas para a fase estadual que definirão os paraibanos (na faixa etária de 12 a 14 anos) que vão aos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, ocorrerão nos dias 12, 14 e 15 do mês de agosto. De acordo com José Hugo, coordenador-geral da competição esportiva, são esperados, em média, 1.800 participantes.
“Esse quantitativo envolve as duas categorias, então A e B. A gente tem que terminar essa competição até o dia 22 de agosto para que se possa fazer o cadastramento dos atletas para a etapa nacional. Só para lembrar que os Jogos da Juventude vão acontecer no período de 10 a 25 de setembro, e os Jogos Escolares vão acontecer do dia 5 a 28 de outubro. Já os Jogos Paralímpicos vão acontecer de 16 a 29 de novembro, em São Paulo”, explicou o dirigente.
“A gente vê que, hoje, o estado da Paraíba está no bom caminho, porque nos destacamos a nível nacional. Para que você tenha uma ideia, no ano passado, nos Jogos da Juventude, o nosso estado foi sexto lugar do Brasil, ou seja, foi o segundo lugar do Norte-Nordeste. Então, a gente está vendo que o caminho é esse, fazer com que, a cada dia, cresça mais, para que a gente possa obter melhores resultados. E é pensamento nosso, nesse ano, atingirmos melhores resultados para essa competição”, acrescentou José Hugo.
“Nessas fases estaduais, os alunos campeões das etapas regionais estarão em João Pessoa com direito a alimentação, hospedagem em hotel e transporte. É o Governo do Estado fazendo o melhor em benefício para o desporto escolar da Paraíba, para que todos possam representar bem nossa bandeira, competindo nas etapas nacionais, que vão ser em Brasília e Uberlândia”, argumentou Lindolfo Pires, titular da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de julho de 2025.