Wellington Sérgio
A segunda reunião do Conselho Arbitral que estava programada para acontecer nesta segunda-feira (16) com os 10 clubes que disputarão o Estadual/2018 foi adiada para o próximo dia 23, às 15h, na sede da Federação Paraibana de Futebol (FPF), no Centro da capital. O motivo é que o presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, viajará na próxima quinta-feira a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para tratar de vários assuntos com relação as datas das competições nacionais (Copa do Brasil e Copa do Nordeste) que acontecerão no próximo ano e adequar os clubes paraibanos no Estadual.
Com relação a Copa do Brasil, o objetivo é ter a garantia que os jogos das equipes representantes do Estado (Botafogo e Treze) na primeira fase sejam realizados no mesmo dia. Existem duas datas programadas - 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
A ideia defendida por Amadeu é que os jogos sejam no dia 31 ou 7 e não dias alternados. Vale ressaltar que para a Copa do Brasil os critérios serão os mesmos do ano passado com o Botafogo, melhor ranqueado jogando a primeira fora de João Pessoa e o Treze atuando em Campina Grande. Outra questão a ser discutida é com relação ao período das datas do Campeonato Paraibano e Nordestão, já que dois clubes (Botafogo e possivelmente o Treze) estão incluídos na disputa regional.
A negociação com a empresa que fornecerá as bolas - que pode ser Penalty - para o Estadual e o Nordestão será debatida pelo dirigente paraibano com o representante da Liga do Nordeste que vai estar presente na reunião.
O objetivo é que todas as federações nordestinas fechem questão pela mesma empresa. “Adiamos o encontro para discutir assuntos importantes com a CBF para que possamos chegar aos dirigentes com datas definidas para as disputas. A meta é que ninguém seja prejudicado, mesmo sabendo que para o próximo ano as disputas serão menores em virtude da Copa do Mundo”, observou.
Devem participar da reunião do Conselho Arbitral as seguintes equipes: Botafogo, Treze, Campinense, Auto Esporte, Centro Sportivo Paraibano (CSP), Grêmio Serrano, Sousa, Atlético de Cajazeiras, além de Nacional de Patos (campeão da Segundona/2017) e Desportiva Guarabira (vice).