Notícias

surfe em sc

Fininho conquista o tricampeonato

publicado: 28/11/2025 09h09, última modificação: 28/11/2025 09h09
Paraibano segue dominando o Circuito Catarinense e iguala feito de David Husadel, do início da década de 1980
Marcio David Photo (2).jpg

Fininho é carregado logo após a conquista do Circuito Catarinense, na última quarta-feira | Foto: Marcio David/Fecasurf

por Redação*

O paraibano José Francisco Silva Neto, mais conhecido como Fininho, levantou, pela terceira vez, a taça de campeão do Circuito Catarinense de Surf. Na última quarta-feira (26), antes mesmo de chegar à final da última etapa (na qual foi superado por Heitor Mueller), ele repetiu um tricampeonato histórico no Circuito Estadual Profissional mais antigo do Brasil (até então, apenas David Husadel havia vencido três vezes, em 1981, 1983 e 1984).

No ranking da Fecasurf Profissional, o paraibano ficou em primeiro lugar, à frente de Lucas Vicente e de Yuri Gabryel. “Estou muito feliz, emocionado, porque nem esperava o título. Eu só vim no foco de passar baterias, viver o momento, viver meu sonho e o título veio bem antes do que imaginava”, disse Fininho.

“Estou muito feliz mesmo, em finalizar o ano com esse título que vou levar pra Praia Mole (em Floripa, onde mora há mais de 10 anos). Eu nasci na Paraíba, então tem muita gente do Nordeste que também torce por mim e esse título vai pro Brasil inteiro”, acrescentou ele.

Sobre o atleta

José Francisco Silva Neto chegou a Florianópolis em 2015, para a etapa catarinense do Brasileiro, e enfrentou inúmeras dificuldades iniciais no local. Mesmo assim, fez ótima estreia e terminou entre os cinco primeiros, sendo vencido apenas pelo campeão da etapa e da temporada, o baiano Bino Lopes.

Em 2025, Fininho deu um passo importante na carreira ao integrar o Challenger Series da WSL, divisão de acesso à elite mundial do surfe. Além disso, representou o Brasil em duas edições do ISA Games na categoria Open, um dos títulos mundiais mais respeitados no esporte, já conquistado por campeões como Ítalo Ferreira.

Já pelo circuito nacional, Fininho tem participação de destaque no Dream Tour, o principal Circuito Brasileiro de Surf, que a partir de 2026 passará a se chamar Surf Brasil. Depois de uma temporada mais discreta em 2025, focada no Challenger Series, ele mira retomar a liderança e voltar a figurar entre os principais nomes do surfe brasileiro.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de novembro de 2025.