Notícias

FPF deve divulgar datas restantes do Paraibano nos próximos dias

publicado: 17/11/2016 00h05, última modificação: 17/11/2016 10h15
presidente.jpg

O presidente da Federação Paraibana de Futebol, Amadeu Rodrigues, aguardava a divulgação do calendário de competições da CBF para decidir as datas em que será realizado o Estadual - Foto: Site/FPF

tags: Federação Paraibana de Futebol , Campeonato Paraibano 2017


Ivo Marques

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) deverá divulgar, nos próximos dias, o restante da tabela da fase de classificação do Campeonato Paraibano da 1ª Divisão 2017. A entidade estava aguardando a divulgação do calendário oficial de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para o ano de 2017, que saiu esta semana, para trabalhar em cima das datas disponíveis para a realização do Campeonato Estadual. Por lei, de acordo com o Estatuto do Torcedor, a FPF tem um prazo de 60 dias para a divulgação da tabela e regulamento e 45 dias antes do início para efetuar os ajustes e mudanças necessárias. No caso do Campeonato Paraibano, este prazo vai até o próximo dia 24 de novembro.

O novo calendário divulgado pela CBF aumenta o período para disputa dos campeonatos estaduais e adia o início das competições nacionais, que tem a participação de clubes paraibanos. O Novo prazo para os campeonatos estaduais se estende agora até o dia 7 de maio, antes era até o dia 30 de abril. Em outras palavras, a FPF tem agora mais datas para realizar o Campeonato Paraibano, sem haver conflitos de datas com as competições regionais e nacionais.

Sobre o Campeonato Brasileiro, a Série C, anteriormente prevista para começar no dia 7 de maio, agora começará no dia 14 de maio. O representante da Paraíba nesta competição é o Botafogo. O campeonato agora vai de 14 de maio até o dia 22 de outubro, disputado assim em 24 datas.

Com relação a Série D, que terá a participação do Campinense e do Sousa, a competição também teve seu começo adiado para o dia 21 de maio. Ela será disputada em 16 datas, com o término previsto para o dia 3 de setembro. Anteriormente, o início das disputas seria no dia 14 de maio.

“Nós só divulgamos a primeira parte da tabela, justamente para evitar que tivéssemos de fazer alterações mais na frente. Já sabíamos da possibilidade de mudança no calendário da CBF, o que acabou acontecendo, e aguardamos para podermos completar a nossa tabela, evitando assim o conflito de datas do Paraibano com outras competições como a Copa do Nordeste, e o Campeonato Brasileiro das séries C e D, que têm a participação também de clubes do nosso Estado”, disse o presidente da FPF, Amadeu Rodrigues.