Marcos Lima
A Federação Paraibana de Futebol (FPF) reúne na tarde da próxima sexta-feira, os 10 clubes que estarão, em 2017, disputando a Primeira Divisão do Campeonato Estadual. Será o pontapé inicial para o bom êxito da competição, quando serão discutidos, previamente, mas não de maneira decisiva, formas de disputas, regulamento, tabela, dentre outros assuntos. O fato da entidade estar reunindo as equipes com antecedência ao início da temporada mereceu elogios de dirigentes, dentre eles, Guilherme Novinho, presidente do Botafogo-PB.
“Está de parabéns o presidente Amadeu Rodrigues Júnior. É necessário que se discuta os rumos de uma competição de forma prévia, para que não haja atropelos de última hora”, afirmou o dirigente, lembrando que o Botafogo vai participar das discussões com muita cautela, haja vista que, em 2017, juntamente com o Campinense Clube, estará disputando outras duas competições, no caso, a Copa do Nordeste e Copa do Brasil. “Vamos defender um regulamento com base no regulamento geral de competições da CBF. Acredito até que a forma de disputa deve ser modificada, no entanto, vamos aguardar a proposta da federação para que, na outra reunião, possamos amarrar as coisas”, alegou.
Para Fábio Azevedo, diretor de futebol do Treze, o que for mais rentável financeiramente para os clubes terá o aval do Galo da Borborema. “É preciso se pensar num campeonato em um todo. Temos que ver o que é bom comercialmente. Vamos levar propostas para alocar recursos para os times participantes, não apenas Treze, Campinense e Botafogo, mas, para um todo”, disse ele, que também defende mudanças no regulamento da competição, principalmente na forma de disputa. “Não quero dizer que o Treze foi penalizado com o regulamento passado, porém, defendemos mudança sim no regulamento”, finalizou.
Apesar de não ser localizado para falar sobre a reunião da próxima sexta-feira, o presidente do Campinense Clube, William Simões, tem defendido publicamente mudanças na formato de disputa da competição de 2017. Em declarações dadas a imprensa campinense, Simões afirmou que o atual modelo tem sido deficitário e que as equipes deveriam se enfrentar em jogos de ida e volta, classificando-se os quatro melhores para as semifinais, como ocorreu no ano de 2013.
Depois da reunião desta sexta-feira, dia 14, a FPF marcará uma nova reunião, quando serão “amarrados” o que os clubes definiram para o bom andamento da competição. Além de Botafogo, Treze e Campinense, o campeonato será disputado também pelo Auto Esporte, Internacional, Serrano, Atlético, Paraíba, Sousa e CSP.