Notícias

FPF vai antecipar a discussão do Campeonato Paraibano de 2018

publicado: 16/09/2017 00h05, última modificação: 16/09/2017 09h50
DSC_3032.jpg

FPF vai lançar a ideia de eliminar o cruzamento olímpico para que a competição termine mais cedo e não prejudique clubes nas nacionais - Foto: Claudio Goes

tags: campeonato paraibano


Marcos Lima

A Federação Paraibana de Futebol começa a discutir no próximo mês o Campeonato Estadual da 1ª Divisão de 2018. Os 10 clubes participantes, dois deles remanescentes da Série B, serão convocados no início do próximo mês para se fazerem presentes, conforme admitiu o presidente da entidade, Amadeu Rodrigues Júnior. Na próxima semana, a Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba estará recebendo ofícios da FPF para dá início ao processo de vistorias aos estádios que sediarão os jogos. O objetivo é que tudo transcorra na maior normalidade para que a competição tenha sucesso almejado.

A entidade está se antecipando aos fatos, principalmente porque, em 2018, o calendário da Confederação Brasileira de Futebol estará bastante apertado devido às disputas da Copa do Mundo, que ocorrerá na Rússia. Até o momento, a CBF não determinou como vai ficar dividido o calendário do futebol brasileiro na próxima temporada, no entanto, já está definido que os estaduais em todo o Brasil vão começar em janeiro e o Brasileiro terá paralisação durante a Copa. A realização do Mundial faz com que o número de datas disponíveis fique reduzido, afetando diretamente as principais federações estaduais que tem campeonatos com até 18 datas.

O Campeonato Paraibano, que teve em 2017 a redução de datas, a exemplo de anos anteriores, terá a participação de 10 equipes, ficando, no entanto, a incógnita quanto a data de início. Na edição deste ano, a abertura da competição aconteceu no dia 8 de janeiro, permitindo com que os clubes tenham os dias estabelecidos para a pré-temporada pedidos pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais (Fenapaf), bem como 30 dias de férias anteriores a essa pré-temporada.

Estão aptas a participarem da 1ª Divisão em 2018 as equipes do Botafogo, Treze, Campinense, Sousa, Auto Esporte, Atlético de Cajazeiras, CSP, Serrano, Desportiva Guarabira e classificado do confronto entre São Paulo Cristal x Nacional de Patos, clubes que faltam ainda disputar a segunda partida das semifinais do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão, que ainda não foi encerrado. No entanto, a Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba já tem como certa, vistorias nos Estádios Almeidão, CT Ivan Tomaz, Leonardo Vinagre da Silveira (campo da Graça), em João Pessoa; Amigão e Presidente Vargas, em Campina Grande; Perpetão, em Cajazeiras; Marizão, em Sousa; Silvio Porto, em Guarabira, bem como o Carneirão, em Cruz do Espírito Santo (onde o São Paulo Cristal mandará seus jogos caso passe pelo Nacional de Patos) ou José Cavalcanti, campo do Nacional que ainda busca o acesso.

Em 2017, o Campeonato foi disputado em turno único no sistema de pontos corridos, dividido em três fases: Classificatória, quando as equipes jogaram entre si com partidas de ida e volta, classificando-se os quatro melhores times por índice técnico, rebaixando os dois últimos de menor índice técnico; Semifinal, composto por quatro clubes, divididos em dois grupos, constituídos de dois clubes cada, disputado no sistema eliminatório em jogos de ida e volta e Fase Final, composta por dois clubes constituídos de um único grupo e formado pelos vencedores das semifinais, disputado no sistema eliminatório, em jogos de ida e volta.

Para 2018, a Federação Paraibana de Futebol pretende fazer uma disputa diferente. O presidente Amadeu Rodrigues Júnior deverá apresentar a proposta para que a competição seja disputada em dois turnos, decidindo o título paraibano as duas melhores equipes de cada turno. Caso o mesmo clube seja o melhor time por índice técnico em ambos os turnos, este seria homologado campeão estadual. A proposta será levada para apreciação dos participantes no Conselho Arbitral.