Futebol da Paraíba apresenta queda em disputas nacionais

publicado: 17/09/2017 00h05, última modificação: 16/09/2017 09h50
img-20170909-wa0057.jpg

O Botafogo viveu grande pressão na última rodada do Brasileiro da Série C e conseguiu derrotar o Sampaio na última rodada - Foto: Lucas Almeida /L17 Comunicação

tags: futebol paraibano , campeonato brasileiro

Wellington Sérgio

Uma temporada para ser esquecida para o futebol da Paraíba em competições nacionais. Os três representantes da terra - Botafogo, Campinense e Sousa - não corresponderam à expectativa nos desafios que participaram. O Belo disputou o Nordestão, Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C, com a Raposa na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série D do Brasileirão, enquanto o Dinossauro competiu na Série D. No geral, sofrimento e decepção para os torcedores dos clubes que preferem passar uma “borracha” no ano que o esporte brilhou no cenário nacional. Essa mal performance pode prejuidcar no ranking de clubes divulgado ao final do ano.

Apesar da conquista do Paraibano, o Belo, que manteve a base do ano passado, foi um “desastre” nas outras competições. Quando todos aguardavam uma boa campanha no Nordestão. o clube da capital caiu pelas tabelas e foi o último colocado do Grupo E, com apenas 4 pontos, conseguindo apenas uma vitória, um empate e quatro derrotas na primeira fase.

Logo depois veio a Copa do Brasil, onde os botafoguenses apostaram no time que poderia avançar e brigar por melhores colocações. Pelo contrário, perdeu na estreia para o ”desconhecido” São Francisco-PA (3 a 0), no Estádio Colosso do Tapajós, voltando a decepcionar os torcedores. Na Série C, última tentativa do time para apagar a má impressão deixada na Copa do Brasil e voltar a brigar pelo acesso a Segundona/2018 o Belo fez o contrário e escapou do rebaixamento na última rodada.

Integrante do Grupo A o campeão Estadual/2018 obteve a 8ª posição, com 21 pontos, conquistando 6 vitórias, três empates e nove derrotas, nos 18 jogos realizados. Em meio a falta de vitórias no decorrer da disputa a maior façanha do Belo aconteceu na última rodada quando derrotou o Sampaio Corrêa-MA (3 a 2), em pleno Estádio Castelão, salvando da degola para a Série D e manter a permanência. Além de fazer a sua parte o time pessoense foi beneficiado com a vitória do Fortaleza (1 a 0) contra o Moto Club-MA, sendo rebaixado ao lado do Asa de Arapiraca-AL. Um resultado que foi festejado como um título nas hostes botafoguenses para alívio dos torcedores, dirigentes, comissão técnica e admiradores. De acordo com o vice-presidente do clube, Guilherme Novinho, os resultados negativos da temporada servem de lição para que não aconteça em 2018.

“Vale destacar o título do Paraibano e a manutenção da equipe na Terceirona, além do Nordestão e a Copa do Brasil. São competições importantes para que o Botafogo esteja em evidência em várias competições”, observou.