Em uma temporada onde novamente os veteranos se destacaram, com Fred e Diego Souza terminando na ponta da artilharia do Brasileiro, novos valores também conseguiram surgir. O principal deles, Gabriel Jesus, do Palmeiras. Aos 19 anos de idade, o atacante terminou o ano como camisa 9 da Seleção Brasileira, campeão nacional, negociado com o Manchester City e também o maior goleador do País entre os atletas com 23 anos ou menos em 2016.
Quem também se destacou foi William Pottker. Após um bom Paulistão pelo Linense, onde brigou pela artilharia, o jogador foi para a Ponte Preta e terminou o Brasileirão no topo do ranking ao lado do camisa 9 do Galo e do meia-atacante do Leão, todos com 14 gols no campeonato.
Outros dois nomes surgiram muito bem em equipes que não são da Série A mas caíram de rendimento quando foram contratados por clubes da elite. Rodrigão brilhou no Campinense no 1º semestre, porém, não conseguiu repetir o desempenho no Santos, já que era reserva de Ricardo Oliveira e não teve maiores chances de aumentar a sua artilharia . O mesmo aconteceu com Gustavo no Corinthians. Goleador da Série B pelo Criciúma, passou em branco com a camisa do Timão.
A curiosidade da lista fica por conta dos estrangeiros, que ficaram de foram na lista do ano passado. O argentino Calleri e o uruguaio De Arrascaeta aparecem no top 10. O atacante, aliás, poderia estar no topo se não tivesse se transferido em julho para o West Ham, da Inglaterra, e caso mantivesse a boa média de gols que vinha tendo.
Maiores artilheiros
1º – Gabriel Jesus – 19 anos – Palmeiras/Seleção Brasileira 26 gols
2º – Rodrigão – 23 anos – Campinense/Santos 22 gols
3º – William Pottker – 22 anos – Linense/Ponte Preta 21 gols
4º – Gustavo – 22 anos – Criciúma/Corinthians 18 gols
5º – Calleri – 23 anos – São Paulo 16 gols
6º – Rômulo – 21 anos – Avaí 15 gols
7º – Gustavo Scarpa – 22 anos – Fluminense 14 gols
8º - Sassá – 22 anos – Botafogo 14 gols
9º - Vitinho – 23 anos – Internacional 14 gols
10º - De Arrascaeta – 22 anos – Cruzeiro 14 gols
11º - Roni – Náutico – 21 anos 14 gols
* Apenas jogadores que disputaram as Séries A e B