Gabriel Jesus e Rodrigão lideram a lista de artilheiros da temporada

publicado: 14/12/2016 00h05, última modificação: 14/12/2016 10h05
jogador.jpg

Rodrigão teve bom desempenho no primeiro semestre, mas na reserva do Santos não conseguiu ampliar o número de gols e ficou em segundo lugar - Foto: Ivan Storti/Site Santos

tags: Campeonato Brasileiro , gabriel jesus , rodrigão

Em uma temporada onde novamente os veteranos se destacaram, com Fred e Diego Souza terminando na ponta da artilharia do Brasileiro, novos valores também conseguiram surgir. O principal deles, Gabriel Jesus, do Palmeiras. Aos 19 anos de idade, o atacante terminou o ano como camisa 9 da Seleção Brasileira, campeão nacional, negociado com o Manchester City e também o maior goleador do País entre os atletas com 23 anos ou menos em 2016.

Quem também se destacou foi William Pottker. Após um bom Paulistão pelo Linense, onde brigou pela artilharia, o jogador foi para a Ponte Preta e terminou o Brasileirão no topo do ranking ao lado do camisa 9 do Galo e do meia-atacante do Leão, todos com 14 gols no campeonato.

Outros dois nomes surgiram muito bem em equipes que não são da Série A mas caíram de rendimento quando foram contratados por clubes da elite. Rodrigão brilhou no Campinense no 1º semestre, porém, não conseguiu repetir o desempenho no Santos, já que era reserva de Ricardo Oliveira e não teve maiores chances de aumentar a sua artilharia . O mesmo aconteceu com Gustavo no Corinthians. Goleador da Série B pelo Criciúma, passou em branco com a camisa do Timão.

A curiosidade da lista fica por conta dos estrangeiros, que ficaram de foram na lista do ano passado. O argentino Calleri e o uruguaio De Arrascaeta aparecem no top 10. O atacante, aliás, poderia estar no topo se não tivesse se transferido em julho para o West Ham, da Inglaterra, e caso mantivesse a boa média de gols que vinha tendo.

Maiores artilheiros

1º – Gabriel Jesus – 19 anos – Palmeiras/Seleção Brasileira 26 gols