Marcos Lima
O governador Ricardo Coutinho vai receber, às 11h30 de hoje, os paratletas da Paraíba que conquistaram, na última semana, 64 medalhas nas Paralimpíadas Escolares, edição 2016, que ocorreu em São Paulo. O encontro ocorrerá na Granja Santana, residência oficial do Governo, em João Pessoa. O Estado ficou em segundo lugar no quadro nacional de medalhas, perdendo apenas para a anfitriã São Paulo, e ficando em quarto colocado na classificação geral do evento.
“Para nós que lidamos com o paradesporto, o encontro com nosso governador representa um reconhecimento por parte dele com todos que alavancam o nome da Paraíba no cenário esportivo nacional e internacional do paradesporto”, disse ontem Jean Klaud Azevedo, que chefiou a delegação. “É bom registrar que o governador sempre teve uma atenção especial para nossa classe”, completou ele.
As Paralimpíadas Escolares 2016 reuniram mais de 900 atletas em São Paulo com idade escolar de 12 a 17 anos, de 24 estados e do Distrito Federal para a disputa de oito modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Além das medalhas, os três melhores atletas de cada gênero e classe, em cada uma das oito modalidades, se habilitaram a receber o Bolsa Atleta nível escolar.
A Paraíba esteve presente com uma delegação de 92 pessoas, dos quais, 60 eram paratletas. Considerado o maior evento paradesportivo estudantil do planeta, as Paralimpíadas Escolares ocorreram no Centro de Treinamento (CT) Paralímpico e foram promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que irá organizar os Jogos Parapan-Americanos de Jovens em 2017, que também terá como sede o CT em São Paulo.
No caso da delegação paraibana, todas as despesas com passagens aéreas foram custeadas pelo Governo do Estado. Os representantes da Paraíba foram selecionados durante os Jogos Escolares e Paraescolares 2016, promovidos pelo Governo, por meio das Secretarias Estaduais de Esportes e de Educação.
Atletas como os velocistas Alan Fonteles e o paraibano Petrúcio Ferreira, a saltadora Lorena Spoladore, o nadador Matheus Rheine e o atleta do goalball Leomon Moreno, foram todos medalhistas em Jogos Paralímpicos e mundiais, e revelados durante as Paralimpíadas Escolares.