Após passar por uma ampla reforma, que se iniciou em janeiro do ano passado e somou investimentos de quase R$ 12 milhões, o Ginásio Poliesportivo O Ronaldão foi reaberto oficialmente na manhã de ontem. A praça esportiva, localizada no bairro do Cristo Redentor, recebeu melhorias em toda sua estrutura interna e já tem recebido, ao longo da semana, uma competição de grande porte, o Campeonato Brasileiro de Ginástica.
O espaço recebeu uma nova cobertura, pintura em toda a estrutura, além de implantação de iluminação de LED; a reforma completa nas demais partes interna (banheiros, vestiários, lanchonetes, cabines de imprensa, salas e dormitório) e externa estão em fase de conclusão e também devem ser entregues em breve. Na solenidade que celebrou o êxito das intervenções, realizada, ontem, na parte externa d’O Ronaldão, o governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou a relevância da praça esportiva em questão para atrair, cada vez mais, atletas e competições esportivas para o estado. “Que a gente possa promover cada vez mais esse destino aqui e consolidar a Paraíba como sendo esse local que, verdadeiramente, atrai para cá grandes seleções porque tem uma infraestrutura adequada; nós entregamos aqui a reforma do Ronaldão, investimento de R$ 12 milhões, que, para quem não viu, está belíssimo, e aqui vai o meu agradecimento a todo o time da Suplan, em nome de Simone, pelo trabalho que foi feito, verdadeiramente rejuvenesceu esse equipamento”, pontuou o governador.
Ainda na ocasião, João Azevêdo anunciou a construção da Vila Paralímpica que será localizada nas proximidades do Ginásio O Ronaldão e do Estádio Almeidão. Segundo ele, o novo espaço será edificado aos moldes do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, situado em São Paulo. “O nosso compromisso com o esporte e com o paradesporto não para aqui. E eu trago para vocês aqui uma informação de que ontem à tarde eu já tive uma reunião com um grupo de arquitetos que começará a trabalhar na nossa Vila Paralímpica. Será aqui próximo, porque nós queremos, nesse complexo, ter esse grande ginásio, o estádio de futebol e, logo depois, naquela área que está vazia, termos a nossa Vila Paralímpica”, explicou.
“Estaremos agora, em outubro, indo a São Paulo para conhecer aquele Centro de Treinamento Paralímpico, que é o maior do Brasil, para que a gente possa implantar, a exemplo do que nós estamos fazendo, pela Paraíba toda. Estamos construindo uma vila olímpica lá em Guarabira, vamos construir mais uma no Sertão, estamos definindo aqui o local exatamente, para que a gente possa fazer com que os técnicos aqui, que sabem melhor do que ninguém, possam fazer: lapidar essas pedras preciosas que a gente encontra pela Paraíba afora em todas as modalidades. Se a gente tiver um espaço adequado, muitos campeões surgirão, eu não tenho dúvida nenhuma, e é isso que o Governo do Estado vai fazer através dessa construção desse grande centro que será aqui da nossa Vila Paralímpica”, concluiu o chefe do Executivo estadual.
O secretário estadual de Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, ressaltou a relevância d’O Ronaldão para o âmbito esportivo paraibano.
“Nós só podíamos ficar orgulhosos, a Sejel e o governador do Estado, nesse dia em que vem o governador entregar o que é, seguramente, a maior obra do esporte aqui da Paraíba, está retornando aos palcos esportivos o Ronaldão”, iniciou.
“Eu considero isso como uma colheita. O estado da Paraíba, através do governador João Azevêdo, tem procurado incentivar o esporte através do Bolsa Esporte que nós temos, através do Paraíba Esporte Total, e hoje entregando uma das mais modernas praças e ginásios do Brasil”, finalizou Lindolfo.
Paralímpicos medalhistas
Na solenidade de entrega do espaço, foi realizada, ainda, uma homenagem aos atletas paralímpicos medalhistas paraibanos. Petrúcio Ferreira, tricampeão paralímpico em Paris dos 100 m na classe T47 (deficiência nos membros superiores) do atletismo, foi um dos que esteve no local. O velocista expressou-se sobre o reconhecimento recebido.
“É uma grande honra estar representando o nosso estado em grandes competições internacionais. Vários atletas que chegaram de Paris com conquistas e também vale ressaltar aqueles que não conseguiram trazer medalhas de lá, mas conseguiram entregar seu melhor dentro daquela grande competição”, iniciou ele.
“Quero agradecer ao nosso governador e à Sejel por estar sempre acreditando no nosso trabalho e incentivando. Muitos atletas, lá no início, precisavam sair dos seus estados para ir embora para São Paulo para tentar a vida no esporte, e hoje a gente tem um governador competente que trabalha e incentiva o esporte paraibano, e isso, para a gente, é gratificante, poder ficar em casa e saber que ele acredita no nosso trabalho e que a gente pode chegar longe”, completou.
Além dos atletas, os integrantes de comissões técnicas também foram homenageados. O técnico da Seleção Brasileira masculina de goalball, Jônatas Castro, que conquistou a medalha de bronze, apontou o momento de reconhecimento como um importante apoio.
“A gente se orgulha muito do nosso estado, se orgulha muito de estar representando a Paraíba em alto nível. Isso é importante, saber que aqui tem muita gente torcendo para a gente, muita gente apoiando, muita gente reconhecendo. É bom também para dar mais ânimo, mais motivação para a gente continuar nessa construção”, disse ele.
Disputas seguem no Campeonato Brasileiro de Ginástica
Após dois dias de competição, chegaram ao fim, na tarde de ontem, as disputas da categoria Infantil do Campeonato Brasileiro de Ginástica, evento esportivo organizado pela Confederação Brasileira de Ginástica. Os futuros sucessos da modalidade receberam as premiações ao término das atividades de competição programadas para o dia, tanto no Feminino quanto no Masculino.
Quem acompanhou de perto foi a paraense Júlia Soares, que compete pelo Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin). A atleta compartilhou suas primeiras impressões sobre o local-sede e o Brasileiro de Ginástica. “Primeira vez que eu venho aqui para João Pessoa, e o pouquinho que eu vi já achei uma cidade bem bonita. A CBG organizou uma competição muito boa, toda a estrutura está maravilhosa. Hoje começam os treinamentos, então, vou treinar e treinar, para daqui a pouco já competir”, disse ela, que vai competir na trave e no solo, a princípio. Os treinamentos da categoria Adulto se iniciaram às 18h de ontem e vão até o fim da manhã de amanhã. No sábado, treinam apenas os finalistas. As disputas começam às 13h desta sexta-feira, visando à classificação, e vão até o próximo domingo. Passarão pela praça esportiva atletas reconhecidos e premiados mundialmente, como as medalhistas brasileiras em Paris, as ginastas Rebeca Andrade, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira, que competem pelo Clube de Regatas do Flamengo (apenas Flávia Saraiva não participará, pois está em recuperação de uma cirurgia no ombro, realizada recentemente). Apesar de estarem em lados opostos no Brasileiro, a ginasta Júlia Soares garante que a relação com as outras atletas medalhistas por equipe em Paris é sempre muito amigável. “Continua a mesma coisa. A gente é amiga, a gente tem um carinho enorme por cada uma, mesmo sendo de clubes diferentes”, explicou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de setembro de 2024.