Governo do Estado presta homenagem aos atletas paralímpicos paraibanos

publicado: 22/09/2016 00h05, última modificação: 21/09/2016 21h27
Atletas.jpg

Os paratletas paraibanos foram homenageados e recepcionados pelo Governador Ricardo Coutinho - Foto: Evandro Pereira

tags: Jogos Paralímpicos do Rio 2016 , Governo do estado , funad

Marcos Lima

Os paratletas que representaram a Paraíba nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, foram recebidos com festa na manhã de ontem, no Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), no Bairro dos Estados, na capital. Eles foram recepcionados pelo governador Ricardo Coutinho e homenageados com placas alusivas do desporto no Estado. “A superação de todos é que é extraordinário”, disse o governador.

Petrúcio Ferreira, três medalhas no atletismo (ouro e duas pratas); Luan Lacerda, Damião Robson e Marquinhos (tetracampeões no futebol de 5); José Roberto Oliveira e Romário Marques (bronze no goalball), chegaram a Funad em carro aberto do Corpo de Bombeiros. Um grande público recebeu os medalhistas, que deram entrevistas e posaram para fotografias.

“As conquistas desses paratletas paraibanos representam um bom momento para a alta estima das políticas públicas de inclusão social”, afirmou o governador, que fez questão, em nome da população do Estado, de agradecer aos paralímpicos. “A Paraíba se sente orgulhosa. O Petrúcio, por exemplo, ficou atrás apenas uma fração de segundo do jamaicano Usain Bolt, o homem mais veloz do mundo, em apenas poucos anos na atividade”, acrescentou.

A recepção aos paratletas contou, além da presença do governador Ricardo Coutinho, com a vice-governadora, Lígia Feliciano; deputados estaduais Hervázio Bezerra (líder do Governo na Assembléia Legislativa), Estela Bezerra e João Gonçalves. O secretário-executivo de Juventude, Esporte e Lazer, José Marco Nóbrega, também se fez presente, além da presidente da Funad, Simone Jordão Almeida, dentre vários atletas.

“A ficha ainda não caiu. Tudo está acontecendo muito rápido na minha vida. Pratico esportes há dois anos e meio e já sou o melhor paratleta do planeta. É tudo muito rápido”, alegou o velocista Petrúcio Ferreira, 19 anos, natural de São José do Brejo do Cruz, recordista mundial nos 100 e 200m livres, categoria T 47 que, nas Paralímpiadas do Rio de Janeiro, conquistou a medalha de ouro nos 100m e as pratas nos 400m e revezamento 4x100m. “É muito empolgante ouvir o público brasileiro gritando meu nome. Isso me incentiva ainda mais”, afirmou Petrúcio.

Marcos José Alves, atleta da Associação Paraibana de Cegos (Apace), que ajudou o Brasil a conquistar a quarta medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos, no Futebol de 5, afirmou que ele, e os demais colegas paraibanos que integram a seleção brasileira, são espelhos para novos talentos. “Em nosso Estado existem muitos atletas que se espelham em nós. Toda vez que vamos competir e voltamos com uma medalha, eles nos enchem de orgulho, pois ficam cada vez mais com vontade de se realizarem no paradesporto. Isto, para nós, é fortalecimento. Precisamos de novos paratletas na Paraíba”, alegou.

O secretário-executivo de esportes da Paraíba, José Marco Nóbrega, que, em 2000 foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, no vôlei de praia, ao lado do baiano Ricardo, afirmou que a Paraíba tem sido incentivadora do paradesporto. “Nossa contribuição vai além do Bolsa Atleta, bem como de outras políticas públicas de incentivos”, afirmou.

Dia Nacional

As homenagens aos paratletas ocorreram no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado ontem em todo o país. A Funad, por sua vez, dá sequência às comemorações com uma programação que acaba amanhã, quando promove o III Seminário Técnico Científico, com apresentação de trabalhos técnicos alusivos à temática Reabilitação, Educação Inclusiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, pelos profissionais da própria instituição e estudantes com projetos de Extensão e Pesquisa de Instituições de Ensino conveniadas.

Para hoje estão programados dois eventos: uma audiência pública da Assembléia Legislativa, que será realizada no Auditório Jimmy Queiroga, e uma palestra sobre Distrofia Muscular, que será ministrada no auditório Antônio Paulino.