Notícias

medalhista olímpico

Governo faz homenagem a Netinho

publicado: 26/08/2024 11h33, última modificação: 26/08/2024 11h33
Atleta teve uma grande recepção ao chegar em João Pessoa e desfilou pela cidade no carro do Corpo de Bombeiros
2024.08.23 Netinho Medalhista Olímpico © Carlos Rodrigo (89).jpg

Com a bandeira da Paraíba, em cima do carro do Corpo de Bombeiros, Netinho demonstra toda a sua gratidão pela homenagem | Fotos: Carlos Rodrigo

por Danrley Pascoal*

O governador João Azevêdo recebeu, nessa sexta-feira (23), Netinho Marques na Vila Olímpica para uma homenagem pela medalha de bronze que o atleta conquistou nos Jogos Olímpicos de Paris. O paraibano foi o único representante do Estado a alcançar o pódio na competição. Na história, ele foi apenas o terceiro brasileiro a ganhar medalha no torneio de taekwondo, três bronzes, em Olimpíadas. Antes do encontro, o medalhista passeou em carro aberto pelas ruas de João Pessoa.

“Netinho é um atleta que há muito tempo vem trilhando um caminho que a gente sabia que chegaria muito bem às Olimpíadas. Então, é uma alegria muito grande. A premiação que ele recebeu nas Olimpíadas servirá de exemplo, eu não tenho dúvida, para muita gente. Ele mostrou aos nossos jovens que, quando você se dedica verdadeiramente, o retorno vem”, destacou o governador durante a solenidade, quando fez a entrega de uma placa, homenageando o medalhista olímpico.

“[...] Essa é uma medalha, uma conquista individual, a dedicação do atleta que realmente faz toda diferença, independente de nossa ajuda. Ele foi o primeiro atleta da Paraíba a ganhar medalha no esporte individual. Netinho marcou o seu nome na história das Olimpíadas”, acrescentou João Azevêdo. O atleta paraibano é um dos mais de 550 beneficiários do Programa Bolsa Esporte, política pública do governo da Paraíba.

 A medalha de bronze de Netinho veio de uma forma que só o taekwondo permite. O atleta, da categoria até 68 kg, perdeu em sua estreia para Zaid Kareem, da Jordânia, que avançou para a final. No esporte, os derrotados para os finalistas voltam a competir pelo terceiro lugar. Assim, o brasileiro teve a chance de disputar a repescagem. O atleta brasileiro venceu o turco Hakan Reçber por 2 a 1 na sua segunda luta, avançando para o confronto que valia medalha. A conquista se deu após um emocionante enfrentamento contra o espanhol Javier Pérez Polo, o qual o nosso lutador também venceu por 2 a 1.

“Era o sonho de criança. Com 12 anos, mostrei para o meu pai na televisão que um dia queria chegar nas Olimpíadas e nos Jogos Pan-Americanos e, claro, mostraria a Paraíba e João Pessoa para o mundo. Graças a Deus, esse sonho está realizado, é incrível”, comentou Netinho durante a recepção.

“Eu cheguei lá em Itaboraí, onde moro no Rio de Janeiro, e foi uma recepção legal, mas, aqui em João Pessoa, foi coisa de maluco. Eu não estava esperando, de verdade mesmo. Eu quero até aproveitar para agradecer a todo mundo, acho que nunca imaginei que iria ser tão bem recebido assim nas ruas”, disse o taekwondista.

Netinho falou sobre a importância de políticas públicas que incentivem e promovam os jovens talentos locais a alcançarem seus sonhos. Beneficiário do Bolsa Esporte, ele afirmou que o programa teve impacto positivo na sua preparação para Paris.

“Acho que a gente tem que apoiar mesmo. Até na base, porque a gente acaba perdendo alguns talentos no início da jornada no esporte. O Bolsa Esporte, que eu recebo do governo da Paraíba, por exemplo, me ajudou muito. Quando eu deixei a Marinha, o programa substituiu o que eu recebia da instituição, o benefício estadual foi essencial para a conquista dessa medalha”, ressaltou.

Trajetória

Netinho Marques tem longa trajetória no esporte. O atleta foi vice-campeão mundial em 2022, possui quatro medalhas em Grand Prix e dois ouros em Jogos Pan-Americanos: um no individual em Lima-2019 e outro no torneio por equipes em Santiago 2023, ao lado de Paulo Melo e Maicon Andrade.

Desde cedo, o lutador era considerado uma grande promessa do esporte brasileiro, Netinho foi campeão das Olimpíadas da Juventude em 2014. Os Jogos de Paris foram o segundo de Netinho, ele esteve em Tóquio 2020, mas acabou eliminado na primeira fase da competição de taekwondo. “Meus planos para o futuro agora é continuar nessa pegada. Eu até brincava com o pessoal que se eu fosse medalhista olímpico, eu pensaria em parar, mas me deu um ‘gostinho’ de querer outra. Acho que o próximo passo é Los Angeles”, disse Netinho ao falar do seu futuro no esporte.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de agosto de 2024.