Notícias

Grêmio e Renato negociam sequência de trabalho

publicado: 19/12/2017 19h05, última modificação: 19/12/2017 19h04
2.jpg

Após conquistar o título da Libertadores, Renato está valorizado, mas o Grêmio espera chegar a um acordo com o treinador. - Foto: Globo.com

tags: gêmio , renato portaluppe , campeonato brasileiro


Globo

Fechado o calendário do Grêmio neste ano, após o vice-Mundial, a diretoria tricolor ingresso no passo mais importante para entrar de cabeça na temporada de 2018: a definição da renovação com Renato Portaluppi. O novo contrato do treinador campeão da Libertadores servirá como um “start” para avançar em negociações e definir plantel e avaliar o grupo. Empresário de Renato, Gerson Oldenburg já está em Porto Alegre para se reunir com a direção do Grêmio. O agente garante prioridade total para o Tricolor gaúcho, embora tenha recebido sondagens por e-mail de clubes do Rio de Janeiro, São Paulo, China e Emirados Árabes. Ele também prefere não estipular prazo para definição, embora a preferência seja por uma resolução rápida.

O empresário esteve junto todo o período no qual o Grêmio permaneceu nos Emirados Árabes para o Mundial. A ideia era justamente iniciar as negociações durante a viagem – o que foi interrompido para foco total nos duelos contra Pachuca e Real Madrid, respectivamente. “Não tenho um prazo fixo para definir. A prioridade é do Grêmio. Fui procurado por várias situações. Alguns clubes mandaram e-mail diretamente. Nós sempre fomos transparentes com todos. Se o Grêmio encerrar negociação, aí sim eu passo a tratar dos outros”, explica.

Oldenburg conta com algumas pendências a serem tratadas com a direção, com a valorização salarial. Como Renato reside há 15 meses em um hotel em Porto Alegre, cujos valores são quitados pelo clube, há possibilidade de que se mude para uma casa alugada, o que também será discutido no encontro. “Todas as vezes que esteve no Grêmio, Renato se pagou com resultado. Sabe o potencial que tem e o retorno técnico que pode dar. A valorização é natural. Ele sabe como é importante no processo, assim como o Grêmio é importante para ele”, afirma, para completar: “O Renato ficou concentrado sete dias por semana no hotel, enquanto os jogadores, dois. Permanecer assim por 15 meses significa que ele gosta muito do trabalho que faz”.

A renovação do treinador deverá soar como um efeito dominó na composição do elenco. Há jogadores da confiança do treinador, que podem sofrer a influência do comandante em caso de permanência. Renato também já enviou uma lista de sugestões de reforços, embora os nomes sejam mantidos sob sigilo. Pelo lado tricolor, a diretoria deixa clara a intenção de contar com o maior ídolo para 2018. Entretanto, será necessário inserir no orçamento limitado o provável alto salário colocado na mesa. “A chance de renovação é muito boa. Temos só que resolver algumas questõezinhas e acho que vamos avançar bastante”, afirma o presidente Romildo Bolzan.

“Existe o desejo de manter o Renato, assim como a vontade do Renato. Negociação é negociação. É preciso definir o treinador para depois avançar na análise do elenco”, ressalta o diretor de futebol Saul Berdichevski.