Notícias

Copa São Paulo

Grupos serão definidos no dia 25

publicado: 13/11/2025 09h21, última modificação: 13/11/2025 09h21
Esporte e Confiança vão representar a Paraíba na disputa, que começa em 2 de janeiro de 2026
Foto @esportedepatosoficial.jpg

Campeão do Paraibano Sub-20, o Esporte, da cidade de Patos, vai debutar na competição | Foto: Reprodução/Instagram @esportedepatosoficial

por Danrley Pascoal*

O sorteio dos grupos e a confirmação das datas e dos horários da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 acontecerão no dia 25 de novembro, em evento realizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O torneio de base, que envolve equipes sub-20, contará com as presenças de Esporte, de Patos, e Confiança, de Sapé, representando a Paraíba. A cerimônia ocorrerá no Estádio Pacaembu, em São Paulo, e reunirá representantes dos clubes participantes.

A Copinha, como é carinhosamente conhecida a competição, será realizada no período de 2 a 25 de janeiro de 2026. Terão condição de jogo os atletas nascidos nos anos de 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. Além disso, somente poderão participar jovens, profissionais ou não profissionais, previamente registrados por seu time, junto à entidade de administração do desporto à qual o clube seja filiado, e que seu registro tenha sido publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até o dia 6 de outubro de 2025.

Para o torneio, cada agremiação poderá inscrever, no sistema on-line portaldoclube.fpf.org.br, até o dia 1o de dezembro de 2025, no máximo 40 atletas. No dia 2 de janeiro de 2026, o clube deve definir até 30 nomes que efetivamente participarão da competição e ajustar a numeração fixa de suas camisas.

Confiança

A equipe de Sapé jogará a competição de base porque foi vice-campeã do Campeonato Paraibano Sub-20. Neste ano, o Rubro-Negro perdeu a grande final para o Esporte de Patos nas penalidades máximas (4 a 2) após placar agregado de 1 a 1 no tempo normal.

Em conversas com o jornal A União, o treinador Cézar Wellington disse que a equipe deve começar a preparação até o fim de novembro. Ele também é o comandante do elenco profissional, que disputará a elite estadual em 2026. Como pode haver choques de datas entre as duas competições, nesta semana, será definido se o técnico treinará o time no torneio de base.

Esporte

A cidade de Patos, expoente do Sertão paraibano, terá um representante na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Esporte garantiu sua classificação depois da grande conquista do Estadual Sub-20, o primeiro de sua história. Fábio Ferreira, treinador da Patinho, falou ao jornal A União sobre o seu trabalho e sobre a expectativa por estar na competição.

“Vamos iniciar os treinamentos no dia 24 de novembro. Teremos mais de um mês de preparação física, técnica e tática. Os treinamentos serão aqui mesmo, em Patos, no José Cavalcante. A expectativa [para a disputa da competição] é a melhor possível. É a primeira vez que o Esporte participa de uma competição a nível nacional, seja nas categorias de base ou na categoria profissional. Porém, a gente sabe que é muito difícil um clube do Sertão da Paraíba, como é o nosso caso, chegar lá em São Paulo e competir de igual para igual com equipes renomadas, equipes que têm um poderio financeiro bem maior do que o nosso”, contou.

Fábio explicou que o elenco terá um total de 20 atletas, dos quais apenas quatro não estiveram na conquista do Campeonato Paraibano. “São atletas que estão chegando para nos ajudar. No Estadual, nós contamos ao todo com 25 jogadores, mas nem todos poderão ir para São Paulo. A gente tem um número-limite de atletas para levar juntamente com a comissão técnica”, explicou.

“A gente vai participar de uma forma digna. O nosso primeiro objetivo é tentar uma classificação para a segunda fase. Mas para isso a gente tem que ver o sorteio, como vai ficar o grupo. Geralmente tem um clube grande em cada grupo, mas, assim, a gente vai com essa ideia de poder classificar o time para a segunda fase. É o nosso principal objetivo. Se isso não acontecer, vai valer a experiência da garotada em estar lá. Quem sabe possa despontar alguém que chame o interesse de algum clube grande”, ressaltou Fábio.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de novembro de 2025.