Notícias

futebol de areia

Hexacampeões homenageados

publicado: 28/10/2024 09h57, última modificação: 28/10/2024 09h57
Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer recepciona os campeões mundiais, que estão em João Pessoa, participando do Desafio Internacional contra a Colômbia, durante a realização do Beach Games
2024.10.25 Homenagem seleção futebol areia © Leonardo Ariel  (14).JPG

O jogador Catarino entregou uma camisa da Seleção Brasileira ao secretário da Sejel, Lindolfo Pires | Fotos: Leonardo Ariel

por Camilla Barbosa*

A Seleção Brasileira de futebol de areia, hexacampeã mundial e da Zona Norte da Conmebol Liga Evolución (este título conquistado na última semana, em Lima, no Peru) foi homenageada, na manhã de ontem, pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), por intermédio do secretário Lindolfo Pires. A cerimônia foi realizada na área VIP da Arena Beach Games, montada em frente ao Busto de Tamandaré, em Tambaú, na orla pessoense.

A Seleção Brasileira se tornou hexacampeã mundial da modalidade em fevereiro, na Copa do Mundo de Futebol de Areia realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. A equipe verde-amarela fez campanha irretocável, com 100% de aproveitamento, e subiu ao lugar mais alto do pódio — após um hiato de sete anos —, ao bater a Itália na final por  6 a 4.

Além de com os jogadores e com a comissão técnica, a cerimônia também contou com a presença do vice-presidente da Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), Gustavo Sampaio, do presidente da Federação de Beach Soccer da Paraíba (FBSPB), René Alvarez, da presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho, e do secretário de Esportes municipal, Kaio Márcio, além de outros personagens do esporte local e nacional.

"Esse momento aqui é um divisor de águas, é a pedra fundamental para que possamos, realmente, fomentar o beach soccer"
- Renê Alvarez

Durante o momento, Lindolfo Pires, secretário da Sejel-PB, pontuou a motivação para ser realizada a homenagem. “Tudo isso foi feito com muito carinho, com muita atenção, para que vocês [da Seleção Brasileira] se sintam, realmente, na sua praia. Se sintam, realmente, em casa, e João Pessoa recebe a todos vocês de braços abertos. Essa é uma demonstração pequena e singela da Paraíba pelo muito que vocês contribuíram para o beach soccer. No final das contas, vocês são hexacampeões, e ser hexacampeão não é do dia para a noite, isso é uma construção; então, é por isso que todos nós, paraibanos, estamos aqui, orgulhosos da presença de vocês”.

“O esporte tem me dado essa gratidão, de conhecer aqueles ídolos que a gente só via pela televisão, e o esporte dá essa validade de a gente abraçar, cumprimentar, conhecer aqueles ídolos que a gente gostaria de ver, que a gente se acostumou a ver defendendo o Brasil mundo afora”, acrescentou Lindolfo.

Hoje, às 11h, o Brasil enfrenta a Colômbia, pela segunda e última vez, no Desafio Internacional de Beach Soccer, evento esportivo que faz parte do Paraíba Beach Games. Mas, antes disso, a Copa do Nordeste, que está acontecendo no mesmo local desde a quarta-feira (23), será finalizada. De acordo com o cronograma divulgado, às 7h e às 8h15, serão realizados, respectivamente, os jogos válidos pelas disputas do quinto e do terceiro lugar. Às 9h30, acontece a grande final, que definirá o campeão e o vice do Regional.

O presidente da FBSPB, René Alvarez, destacou a importância do retorno de grandes eventos da modalidade como este no estado. “Para nós foi uma grata surpresa, ficamos felizes demais com um evento desse porte, uma estrutura dessa montada na nossa capital, incentivando tanto o beach soccer como outras modalidades de praia; isso abre uma janela imensa de oportunidades dentro da modalidade, seja ela de clubes, escolares, como nós estamos querendo, agora, introduzir junto ao secretário de esportes, trazer as escolas públicas, trazer as escolas privadas para que possam fazer parte, desenvolver, e a gente poder revelar grandes talentos e transformar vidas através do esporte, que é uma ferramenta de transformação excelente”, comentou ele.

“Esse momento aqui é um divisor de águas, é a pedra fundamental para que possamos, realmente, fomentar, disseminar e desenvolver o beach soccer aqui, na Paraíba. Então, nós abraçamos essa oportunidade com unhas e dentes e vamos procurar trabalhar grandes outros eventos dentro desse universo que é o beach soccer”, acrescentou René.

A partir da próxima terça-feira (29), é a vez de a arena receber a segunda etapa do Circuito Brasileiro de handebol de praia, competição organizada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que vai até o domingo seguinte (3). A primeira etapa, realizada entre os dias 19 e 22 deste mês, em Cascavel, no Paraná, envolveu mais de 500 participantes, entre atletas e dirigentes. A última etapa acontecerá em Maricá, no Rio de Janeiro, em dezembro.

Segundo o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, o Paraíba Beach Games deve se estender por todo o mandato do governador João Azevêdo, com diversas modalidades esportivas, como tem sido feito neste ano.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de outubro de 2024.