Notícias

Doido de Mandacaru

História de paraibano viraliza ao marcar gol

publicado: 14/01/2025 10h53, última modificação: 14/01/2025 10h54
Josenildo Santos, de 24 anos, conta em entrevista ter realizado o seu maior sonho: ser jogador de futebol, depois de passar 20 anos morando num orfanato
Foto João Neto AEC.jpg

Jogador fala das dificuldades vividas, do assassinato do pai e do sonho de atuar no futebol | Foto: João Neto/Auto esporte

por Danrley Pascoal*

A rodada de estreia do Campeonato Paraibano deu destaque para a primeira grande história do futebol brasileiro em 2025. Autor do gol de empate do Auto Esporte contra o Treze, no último domingo (12), Doido de Mandacaru (Josenildo Santos), de 24 anos, emocionou a internet depois de ter sua história de vida contada em entrevista pós-jogo. Tendo passado 20 anos morando em um orfanato, o atacante com apelido inusitado realiza o sonho de ser jogador profissional. Sua estreia ficou marcada por um belo gol de falta.

“Agradeço a Papai do Céu por me presentear com um gol na estreia e poder ajudar a minha equipe levando o empate fora de casa. Treinei bola parada e batida de falta a semana toda. Falei para os meninos no vestiário que, se tivesse uma falta, eu iria guardar uma; tinha certeza que iria fazer o gol. Um gol importante para somar um ponto”, afirmou ao site pb Esportes o jogador,  que explicou a história do seu apelido.

“Quando eu fui morar no bairro de Mandacaru, não sabia me comunicar com o pessoal, ficava com vergonha de me comunicar. Daí essas pessoas diziam que eu era doido. Em 2019, na época do Covid, passei a atuar no X1. Todos os nomes dos jogadores do bairro levavam Mandacaru no nome: Júnior Mandacaru, Mandaca, Rafael Mandacaru. Como o povo me chamava de doido, eu peguei e abracei esse nome: Doido de Mandacaru”, disse.

A história de Doido de Mandacuru viralizou após uma emocionante entrevista, dentro de campo, minutos após o fim da partida entre Treze e Auto Esporte, no Amigão. Nas imagens, o atleta chorava copiosamente ao falar com o repórter Mário Aguiar, do ge Paraíba.

“Morei 20 anos num orfanato, onde não tinha familiares por perto, mas apenas os meus irmãos. Eu sempre tive esse sonho de ser jogador profissional de futebol. Pensava que não teria mais essa oportunidade porque precisava de liberação de um juiz, e isso não acontecia. Foi quando o X1 chegou e mudou a minha vida. O X1 foi uma alavancagem para eu estar aqui no Auto Esporte”, explicou Doido.

O pai do atleta foi assassinado quando este ainda era criança e, como sua mãe não tinha condições de sustentá--lo, ele foi para um orfanato. Desde 2019, Doido de Mandacaru busca o sonho de se profissionalizar no futebol. Mandacaru é um bairro da Zona Norte da cidade de João Pessoa. A região faz divisa com Bairro dos Ipês, Bairro dos Estados, Padre Zé, Jardim 13 de Maio e com o município de Cabedelo.

A partida

Empate em 1 a 1 foi o placar da estreia de Treze e Auto Esporte no Paraibano, no Amigão. Os donos da casa abriram o placar logo aos 11 minutos. Wandson, atuando pela direita, cruzou para trás, Lincoln chutou para o meio da área e Pedro Rodrigues apareceu para escorar para o fundo do gol. Aos 41 minutos da etapa final, Doido de Mandacaru acertou uma linda cobrança de falta e deixou tudo igual.

Auto Esporte e Treze não jogam no meio de semana pela segunda rodada. O Macaco Autino enfrentaria o Campinense, mas o duelo foi marcado para o dia 22 de janeiro. Assim, o clube pessoense só volta a campo no sábado (18), às 16h30, contra o Botafogo-PB, no Almeidão, pela terceira rodada. O Galo jogaria contra a Picuiense, mas o confronto ainda não tem data nem horário definidos, por isso a equipe só joga no domingo (19), contra a Raposa, às 16h, no Amigão.

Outros jogos

No jogo de abertura do Paraibano, Serra Branca x Campinense, o Carcará levou a melhor e venceu por 1 a 0, no Amigão, ainda no sábado (11). Tendo as melhores chances do jogo, a equipe do Cariri marcou o gol da vitória aos 37 minutos. Vidmar cruzou a bola na área da Raposa e, após um bate-rebate, a bola sobrou nos pés de Baggio, que mandou para o fundo das redes.

Na próxima rodada, o Carcará visita o Sousa, jogo que acontece na quinta-feira (16),  no Marizão, às 20h15. Já o Campinense só volta a atuar no fim de semana, no domingo (19), contra o Treze, no Clássico dos Maiorais.

Pombal x Esporte de Patos foi outro duelo da primeira rodada. No Estádio José Cavalcanti, em Patos, o Terror do Sertão, jogando de visitante, venceu por 3 a 0 no último domingo (12). Todos os gols do confronto ocorreram no segundo tempo. Rodriguinho, Fillipi Pires e Pedro Júnior marcaram os tentos do Alvirrubro.

Dando continuidade ao campeonato, pela segunda rodada, amanhã, o Pombal joga contra o Nacional, às 20h15, também no José Cavalcanti, mas como visitante. No mesmo horário, o Esporte de Patos vai até João Pessoa, onde enfrenta o Botafogo-PB, no Almeidão.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de janeiro de 2025.