Notícias

Aquarace em Goiana

Ideia paraibana chega a Pernambuco

publicado: 07/01/2026 09h17, última modificação: 07/01/2026 09h17
Evento vai acontecer na Praia de Ponta de Pedras, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, e as inscrições começam no próximo dia 9
@SERGIOLTOGRAFIA_aquarace-2139 DivulgaçãoParaíba World Beach Games.jpg

O Aquarace, na Praia do Bessa, foi um grande sucesso e reuniu mais de 200 atletas | Foto: Divulgação/paraibaworldbeachgames

por Camilla Barbosa*

Realizado pela primeira vez, com sucesso absoluto, em águas paraibanas, o Aquarace agora chega a Pernambuco. O primeiro evento de natação do mundo realizado em uma piscina flutuante instalada no mar será repetido na Praia de Ponta de Pedras, em Goiana (PE), nos dias 31 de janeiro e 1o de fevereiro.

A competição, criada pelo ex--atleta olímpico paraibano, Kaio Márcio, foi disputada pela primeira vez no Bessa, em João Pessoa, em outubro do ano passado e atraiu mais de 200 atletas, incluindo nomes olímpicos e internacionais. Na ocasião, integrou a programação do Paraíba World Beach Games, megaevento esportivo que contou com disputas em diversas modalidades, na capital paraibana.

“O Aquarace já nasceu com o intuito de ir para outros locais. É uma piscina que é totalmente modular, e ela consegue chegar a qualquer lugar do Brasil e do mundo também. É um projeto amplo, que reúne atletas olímpicos, atletas amadores, e o legal é que a gente consegue, a cada edição, uma novidade de visual. Aqui, em João Pessoa, a gente teve uma experiência visual, lá em Ponta de Pedras teremos uma experiência visual totalmente diferente”, esclarece Kaio Márcio.

As inscrições para a edição pernambucana começam nesta sexta-feira (9). Mais uma vez, o evento reunirá nadadores das categorias sênior, master, olímpica, sendo eles federados e não federados, para disputarem provas individuais de 50 metros nos quatro estilos: peito, costas, borboleta e livre. Para atletas olímpicos e federados, haverá premiação total de R$ 50 mil, além de transmissão ao vivo do evento.

“A maior premiação em dinheiro do Brasil, hoje, na natação, é do Aquarace, por etapa. Então, a gente fica muito feliz em poder estar proporcionando para os atletas uma premiação como essa. Nessa edição temos algumas novidades em relação a algumas partes da competição, mas o formato em si, a logística, é bem parecida com o que aconteceu na de João Pessoa”, destaca o organizador.

O paraibano ressalta que as experiências vividas como secretário municipal de Esportes de João Pessoa foram cruciais para o planejamento e execução do Aquarace. “Quando eu fui secretário de Esportes, durante quatro anos, eu fiz maratonas, fiz algumas competições, assim consegui, nesse tempo, ter uma experiência boa em competições e em eventos. Esse projeto era algo que pensava desde 2021, estava aprimorando e no ano passado consegui colocar em prática. É um projeto que me deixa muito feliz em poder ter conseguido realizar e em ver que está fazendo sucesso”, comenta.

“Em João Pessoa era apenas um projeto, literalmente, e mesmo assim a gente conseguiu lotar, em menos de 30 dias as vagas foram encerradas; a expectativa para o de Goiânia é ainda melhor, já que o público já conhece, já sabe como é que é o evento, e a gente espera casa lotada também, nos dois dias de competição, tanto na natação, quanto no polo aquático. Hoje, conseguimos ter em torno de 300 pessoas na plataforma assistindo à competição e fazendo parte do evento”, acrescenta Kaio Márcio.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de janeiro de 2026.