As inscrições para a quarta etapa do Campeonato Paraibano de Vôlei de Praia estão abertas e vão até a próxima terça-feira (21). O evento, por sua vez, será realizado nos dias 25 (torneio qualifying e/ou primeira fase do torneio principal) e 26 (fase principal e finais) deste mês, no CEGM, no CT A Grande Sacada e no CT Cangaço, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa.
- O CT A Grande Sacada é um dos locais da etapa do Paraibano neste mês | Foto: Reprodução/Instagram @maksuel_coach_volleyball
A etapa do circuito contará com disputas nas categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-19, em ambos os naipes. Os interessados podem garantir sua participação no valor de R$ 80 por dupla, por meio do formulário disponibilizado pela Federação Paraibana de Voleibol (FPBV) na bio de seu perfil, @fpbvoficial, no Instagram.
“Nós temos excelentes expectativas, porque, inclusive, teremos a participação da dupla feminina Isabella e Ana Letícia, que foram campeãs recentemente dos Jogos Escolares Brasileiros. É sempre uma competição que traz um nível muito bom para o desenvolvimento, que é a nossa grande preocupação: o desenvolvimento das categorias de base. Eu digo sempre que a federação trabalha muito preocupada com as categorias de base, para termos, mais na frente, duplas dando sequência a essa situação de estarmos sempre nas competições, no pódio, com grandes atletas”, comentou o presidente da FPBV, Carlos Fernandes (Cascata). As participações e os resultados obtidos por jovens paraibanos em competições — inclusive internacionais — reforçam a fala do dirigente. Na disputa do Campeonato Mundial Sub-21, iniciado ontem, em Puebla, no México, o time brasileiro conta com três atletas da Paraíba (Dudu Henrique, Gabriel Felipe e Maria Clara) entre as quatro duplas convocadas, além de membros conterrâneos na comissão técnica. Com 24 medalhas, sendo 16 de ouro, o Brasil é o maior campeão da categoria e vai em busca da ampliação desse número.
“Nós tivemos, agora há pouco, viajando para disputar o Mundial no México, Dudu, Gabriel, Maria Clara, Allan, que foi, por muito tempo, técnico na Paraíba, mas hoje está em Santa Catarina, e Bruno, preparador físico, que fazem parte dessa seleção. Então, disputar o Mundial Sub-21 é algo muito, muito bom para o desenvolvimento da Paraíba, principalmente do voleibol. Isso é resultado de um trabalho muito forte das comissões técnicas, da arbitragem, dos dirigentes, dos pais dos atletas, que dão incentivo, apoio, nas disputas desses campeonatos”, afirmou Cascata.
Após a quarta etapa, o Campeonato Paraibano de Vôlei de Praia será finalizado com o Top 8, que contará com as oito melhores duplas classificadas no ranking geral em cada uma das categorias (Sub-15, Sub-17 ou Sub-19). A iniciativa é uma das novidades do circuito na atual temporada e foi adotada “como forma de aumentar a competitividade e incentivar os jovens participantes do campeonato estadual a se superarem durante a competição”, de acordo com Cascata.
Jogos Mirins
Foram definidas as datas das disputas da modalidade de voleibol dos Jogos Mirins, competição organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel-PB), que reúne estudantes paraibanos na faixa etária de oito a 12 anos de idade. Os jogos serão realizados no Motiva Oriental, Colégio GGE, Vila Olímpica e Polígono, na capital paraibana, a partir do dia 24 deste mês. Já as finais estão previstas para o dia 16 de novembro.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de Outubro de 2025.