Notícias

Cerca de 200 atletas de todo o país vão estar em Cabedelo disputando etapa das categorias LongBoard e Sup Wave

Intermares vai sediar circuito brasileiro de surfe

publicado: 27/06/2022 09h19, última modificação: 27/06/2022 09h19
FotoDivulgaçãoFPBSurfe.png

Foto: Divulgação/FPBSurfe

por Laura Luna*

A Praia de Intermares, em Cabedelo, será palco da etapa paraibana do Circuito Brasileiro de LongBoard e Sup Wave. Pelo menos 200 atletas de todo país irão disputar, de 30 de junho a 3 de julho, a segunda etapa do brasileiro que é também seletiva para o mundial International Surfing Association (Isa). O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Surfe, distribuirá R$ 80 mil em prêmios.

“É excelente ter um evento desse tendo em vista que teremos os melhores atletas de LongBoard e Sup Wave competindo aqui. Isso movimenta a economia, estreita a comunicação entre os atletas daqui e de fora e ajuda a fomentar cada vez mais o esporte no nosso estado”, comemora Carlos Gilberto, presidente da Federação Paraibana de Surfe (FPBSurfe).

A expectativa é de que cerca de 10 atletas paraibanos participem das disputas. Também está sendo esperado um grande número de espectadores, que devem lotar as areias da Praia de Intermares. Quem aprecia o esporte está ansioso com a possibilidade de assistir de perto o campeonato. Para Ígor Roberto, morador de Cabedelo, o circuito é uma oportunidade de mostrar que o mar da Paraíba é sim celeiro de grandes surfistas. O jovem de 29 anos, que é fã do esporte, adiantou que pretende, em breve, começar no surfe. “Eu sempre tive vontade e tenho certeza que depois do brasileiro eu vou me empolgar pra realmente realizar esse sonho”, disse.

“Estamos empolgados e correndo com os preparativos do campeonato. A correria está grande e temos certeza de que teremos em Cabedelo um grande evento, com premiação excelente e grande conectividade entre os atletas”, finalizou Carlos Gilberto.

Sobre o esporte

As pranchas maiores utilizadas no surfe tanto em LongBoard quanto em Sup Wave (prancha com remo) são releituras dos pranchões dos anos de 1950 e 1960, equipamentos que se diferenciam por proporcionarem uma prática mais suave e clássica do esporte. Em pranchas maiores pratica-se o chamado surfe de linha, onde o longboarder consegue andar sobre o equipamento e fazer manobras específicas, naturalmente pouco menos radicais que as realizadas em pranchas menores.

O LongBoard e o Sup Wave são indicados para surfistas iniciantes por proporcionarem uma plataforma estável, ideal para as primeiras tentativas de se manter de pé na prancha. O crescimento da prática, no Brasil e no mundo, está associado a um movimento mais tradicional, de retorno às origens. O longboard e o Sup Wave aproximaram também pessoas que não se identificavam com as pranchas menores, assim como surfistas com mais idade.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de junho de 2022.